Na natureza a planta tem um papel bastante importante por florescer no período de outono e inverno, dessa forma servindo como alimento para os pássaros e insetos que se alimentam de néctar.
O brinco de princesa é nativa da América do Sul. Essa planta é símbolo do Rio Grande do Sul e se destaca por sua beleza e cores exuberantes.
É uma planta que se adapta melhor a climas mais amenos, então em locais mais quentes ela pode não se adaptar muito bem, em seu ambiente natural a planta cresce embaixo de outras árvores ou plantas maiores, nunca em sol pleno.
Luminosidade
A planta gosta de ambientes de meia sombra, em seu habitat natural, ela fica geralmente abaixo de plantas maiores, pegando o sol parcialmente, então sempre pega bastante luminosidade, mas não sol direto. O ideal é o sol da manhã e sol da tarde isso ajuda a floração na próxima estação.
Regas
Essa planta deve ser regada com frequência, o brinco de princesa gosta de um substrato úmido e de forma contínua. Você pode regá-la diariamente, principalmente no verão.
Essa planta também não deve ficar em locais onde bata muito vento, isso pode secar o substrato mais rápido e trazer stress para a planta.
Substrato para plantar brinco de princesa em vaso
Para criar um substrato para a brinco de princesa, você pode misturar areia de construção ou vermiculita, terra vegetal e húmus de minhoca em mesmas proporções. Assim você garante um substrato rico em nutrientes e com boa umidade para a planta.
Adubação
Você pode adubar sua planta brinco de princesa para ajudar a planta a ter mais condições de florescer, o adubo pode ser um de NPK de proporções 10-10-10. E você pode adubar 1 a 2 vezes por mês
Como fazer mudas da planta brinco de princesa
Você pode fazer mudas a partir de estacas da planta, para isso faça o corte das pontas da planta cerca de 10-15 cm, retire as folhas da base – local que ficará abaixo da terra para facilitar o enraizamento. Plante as mudas no substrato e regue mantendo o substrato sempre úmido.
Como podar a brinco de princesa
Se a sua planta estiver um pouco fraca, uma poda deve ser realizada. A poda deve ser feita das pontas da planta, isso deve ajudar a planta a ter mais força para crescer em novas brotações tendo mais chances da planta florescer. Um bom momento para podar a planta é após sua floração.