Uma planta muito apreciada por sua folhagem original e leve, os espargos não têm problemas para conseguir um lugar em nossas prateleiras.
E, como todas as plantas, tem suas necessidades e preferências em termos de fornecimento de luz e água. Mas quais, exatamente? Vamos ver imediatamente como cuidar dessa planta.
O essencial para manter esta planta
Existem várias maneiras de cuidar do seu aspargo, por exemplo, se você quiser fazê-lo crescer ou mantê-lo em um formato menor. Enfim, conseguir um é um compromisso de longa data: pode durar até dez anos !
Para começar, vamos falar sobre o básico. Quando você levar um aspargo para casa, coloque-o de preferência em um local em que possa tirar proveito da luz , ou pelo menos que não esteja completamente à sombra.
Ao ar livre, os espargos também serão apreciados como plantador em uma varanda ou peitoril da janela. No entanto, tenha cuidado no inverno, porque não resiste a temperaturas muito baixas. Nos dois casos, a luz é essencial se você não quiser que fique amarela.
Aumente seus espargos
Quanto ao solo, ele precisa ser fresco e, portanto, deve ser frequentemente regado para esfriá-lo. Coloque as bolas de argila no fundo da panela para evitar a estagnação da água e garantir a frescura do solo. Regue regularmente na estação quente e espace o suprimento de água durante o inverno.
Quando o tempo está realmente seco, as folhas podem ser umedecidas com água dura. Se você acha que as hastes são muito longas, é totalmente possível cortá-las na base. A planta assumirá a forma que você deseja fornecer.
Para permitir que cresça em tamanho e altura, é possível repotá-lo todos os anos – ou a cada dois anos – no final do inverno.
3 variedades de aspargos
Diferentes variedades de aspargos, o plumosus é sem dúvida o mais delicado com seus galhos muito finos. Não crescerá tanto quanto alguns de seus congêneres, mas sua aparência de samambaia agrada sempre.
A palma da mais original, sem dúvida, vai para o densiflorus, também chamado rabo-de-gato. Confortável em ambientes internos e externos, esta planta ornamental desenvolve uma densa folhagem ao longo de suas hastes, daí seu apelido.
Por seu lado, o aspargo sprengeri é ideal para pendurar vasos, graças às folhas caídas que lhe dão todo o charme. Robusto e espesso, também pode ser colocado no exterior e é fácil de manter.
O aspargo-pluma deve ser cultivado à meia-sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.
Tolerante ao frio. Multiplica-se por divisão da planta, preservando a estrutura completa da planta, isto é: folhas e raízes.