As petúnias são plantas muito apreciadas, pois são capazes de encher a nossa casa de flores e cores nos meses mais quentes do ano. Portanto, vale a pena dar-lhes os cuidados que eles precisam e, para que você consiga isso.
Embora estas plantas não sejam exigentes em termos de cuidados, se melhorar a qualidade do seu meio de plantio notará que a folhagem fica mais densa e a floração mais intensa.
Petúnias precisam de fertilizante?
Quer sejam em vasos, quanto plantadas no solo, para prosperar e manter a floração abundante e contínua que as caracteriza, as petúnias necessitam de uma série de nutrientes que você pode fornecer como fertilizante.
Os nutrientes essenciais de que necessitam são:
* Azoto. O que promove o crescimento vigoroso de folhas e caules.
* Jogo. O que estimula o desenvolvimento das raízes e a produção de flores.
* Potássio Que é responsável por melhorar a resistência geral da planta, a qualidade das flores e a capacidade da petúnia em resistir a condições adversas.
É conveniente aplicar fertilizantes para petúnias da maneira e com a frequência que veremos mais adiante. Porém, preste atenção na aparência da planta, pois isso pode lhe dar pistas sobre os nutrientes que faltam.
Por exemplo, as folhas amarelas nos falam sobre uma deficiência de nitrogênio. Embora a floração deficiente possa ser o resultado da falta de fósforo. Se você notar que a planta apresenta crescimento fraco e não é resistente a doenças, a causa pode ser deficiência de potássio.
Fertilizantes para petúnias
Existem quatro tipos básicos que podemos combinar entre si:
Fertilizante de liberação lenta
É um fertilizante que é aplicado ao redor das plantas ou misturado diretamente ao solo, e é responsável por liberar os nutrientes aos poucos ao longo de várias semanas ou meses. Sua vantagem é que reduz a necessidade de fertilizações frequentes e garante que a planta terá acesso aos nutrientes de que necessita.
Fertilizante líquido
É aplicado junto com a água de irrigação e é rapidamente absorvido pelas raízes. Seu ponto forte é fornecer uma dose imediata de nutrientes que permite um crescimento vigoroso e floração abundante.
Fertilizante solúvel em água
São produtos que se dissolvem em água e são aplicados posteriormente durante a irrigação. Seu funcionamento é muito parecido com o do fertilizante líquido, a única coisa que muda um pouco é o formato.
Composto e fertilizantes orgânicos
Entre os fertilizantes para petúnias também merecem destaque o composto caseiro, o esterco compostado e outros fertilizantes orgânicos. Todos eles são responsáveis por melhorar a estrutura do solo e liberar os nutrientes aos poucos. Além do mais, eles promovem atividades biológicas e benéficas ao redor das plantas.
Na hora de escolher fertilizantes para petúnias, devemos levar em consideração as necessidades de nossas plantas. Desta forma podemos selecionar sempre o produto mais adequado para eles:
Para um crescimento equilibrado e floração abundante.
* Nesse caso, o melhor é escolher um fertilizante balanceado de liberação lenta, que garanta que a planta terá um suprimento constante de nitrogênio, fósforo e potássio.
Para um rápido aumento de nutrientes e melhor floração.
* O mais simples é usar um fertilizante líquido com alta concentração de fósforo.
Dicas para aplicação de fertilizantes para petúnias
No início do plantio é aconselhável aplicar um fertilizante de liberação lenta, que oferece à planta uma boa base nutricional para o seu crescimento.
Ao longo da temporada é aconselhável aplicar fertilizantes líquidos ou dolúveis junto com a água a cada duas semanas durante a época de floração. Isso estimula o aparecimento das flores e faz com que elas se desenvolvam melhor.
Se não quiser se preocupar em adicionar fertilizante à água de irrigação, você pode aplicar composto caseiro. Dessa forma, você tem a garantia de que suas plantas receberão os nutrientes de que necessitam.
O que você nunca deve fazer é aplicar fertilizante em excesso. Isso não vai deixar a planta mais bonita, crescer mais ou ter mais flores, pode acontecer o contrário. Se aplicarmos mais fertilizante do que o devido, podem ocorrer queimaduras nas raízes que causarão sérios danos à nossa petúnia.
A maneira mais fácil de acertar na hora de fornecer fertilizante às plantas é seguir as instruções do fabricante do produto.
No caso de aplicação de fertilizantes líquidos que podem ser aplicados nas folhas, tem que se feito com cuidado. É aconselhável utilizar o produto no final da tarde, para que seque durante a noite e as folhas não sofram queimaduras.
Dicas para fazer suas petúnias florescerem mais
Além de proporcionar uma fertilização adequada, existem algumas dicas de cuidados que podem ajudar você a garantir que suas petúnias estejam sempre cheias de flores, preste atenção:
* Local ensolarado. Certifique-se de que recebem 6 a 8 horas de luz solar direta por dia e você obterá uma floração saudável e vigorosa.
* Boa drenagem. Escolha vasos ou solo com boa capacidade de drenagem para eles, pois o acúmulo de água nas raízes inibe a floração.
* Rega regular. Mantenha o solo uniformemente úmido, mas não encharcado.
* Remoção de flores. Remova todas as flores que já estão murchas. Essa “poda morta” estimula o aparecimento de novas flores, pois permite que a planta se concentre na floração em vez de gerar sementes.
* Poda leve. Quando a planta começar a ficar desarrumada, faça uma poda leve. Isso promove um crescimento mais compacto e estimula a ramificação, e quanto mais galhos suas petúnias tiverem, mais flores elas produzirão.
* Aeração e espaço. Deixe espaço suficiente entre as plantas para que o ar possa circular. Isso reduz o risco de fungos e promove um crescimento saudável.
Seguindo essas dicas e aplicando corretamente os fertilizantes para petúnias, você fará com que essas pequenas plantas fiquem espetaculares e encha sua casa de cor com suas flores.