A peperômia melancia, também conhecida como peperômia zebra, é uma planta extremamente versátil para ambientes internos. Suas folhas vibrantes, estampadas e com formato único. Tanto é que a espécie chegou a ser considerada uma das plantas mais desejadas pelos brasileiros em 2023.
Não é preciso ir muito longe para encontrá-la! A Peperomia argyreia é nativa da Mata Atlântica brasileira, com ocorrências confirmadas no nordeste e no sudeste.
Seu porte compacto, com caule curto e grossinho, característico das peperômias, a tornam uma excelente escolha para estantes, prateleiras e jardins verticais. As folhas são arredondadas e têm uma textura aveludada, com listras prateadas ou esverdeadas, que lembram a casca de uma melancia.
Como cuidar
A peperômia melancia não apresenta grandes desafios, desde que esteja em um ambiente favorável ao seu desenvolvimento. Prefere ser cultivada a meia-sombra ou sombra. Se a deixar no sol, provavelmente, apresentará queimaduras não folhas.
Também não tolera geadas. Caso more na região sul do país, considere mantê-la em local protegido,
A espécie aprecia solo rico em matéria orgânica, permeável e irrigado periodicamente. É uma planta sensível a longos períodos de seca. Para manter as folhas bonitas, limpe-as regularmente, água sem excesso, controle a umidade do ambiente, e observe atentamente as necessidades da planta.
A planta se adapta facilmente a vasos e jardineiras com furos para drenagem. Basta cultivá-la com um substrato leve, aerado e drenante. Caso necessário, você pode adicionar perlita ou vermiculita ao solo para aumentar a aeração.
A adubação pode ser feita uma vez por mês com fertilizantes de liberação lenta, foliares ou via fertirrigação. Adubos organominerais são uma excelente opção.
Propagação
Os métodos mais indicados para a propagação da peperômia melancia são a estaquia de folhas ou a divisão de touceira. de cada um:
Estaquia de folhas
1 – Escolha uma folha saudável e madura da planta mãe.
2 – Corte-a em pedaços menores, garantindo que cada um tenha uma parte da nervura central.
3 – Deixe os pedaços de folha secarem por algumas horas para cicatrizarem.
4 – Plante os pedaços de folha em um substrato leve, mantendo a umidade.
5 – Após algumas semanas, raízes e novos brotos começarão a se desenvolver.
Divisão de touceira
1 – Retire a planta da terra, tendo o cuidado de preservar as raízes.
2 – Divida a touceira em partes, garantindo que cada uma tenha raízes saudáveis e folhas.
3 – Plante cada nova divisão em um vaso com substrato rico em nutrientes.
4 – Mantenha o solo úmido, mas não encharcado.
5 – Os novos brotos começarão a crescer em cada nova planta.
Seguindo esses passos simples, você poderá propagar a peperômia de forma eficaz e dar vida a novas plantas a partir da matriz. Lembre-se de ter paciência e cuidado durante o processo de propagação para garantir o sucesso e o desenvolvimento saudável das novas mudas.
Problemas no cultivo
No geral, a peperômia melancia é uma espécie resistente a pragas, mas está suscetível ao ataque de ácaros, cochonilhas, fungos e bactérias. Enquanto os ácaros tendem a causar a descoloração das folhas e teias finas na planta, as cochonilhas levam ao aparecimento de manchas brancas, que lembram algodão nas folhas.
Use água pressurizada para remover os ácaros ou trate com óleo de neem. As cochonilhas devem ser removidas manualmente, ou com um algodão embebido em álcool, ou com água e detergente,
Fungos e bactérias podem causar manchas nas folhas e apodrecimento das raízes. Para resolvê-los, mantenha a planta em um local bem ventilado e evite regar em excesso.
A podridão das raízes é geralmente causada por excesso de umidade na terra. Remova a planta do vaso, corte as partes podres das raízes e replante em solo seco.