Se a natureza não fosse tão generosa, o que seria de um “amante das plantas” que mora num apartamento sem sacada, onde não pega nem um pingo de sol direto dentro da sala. Para o caso da falta de sol, a solução pode ser uma planta exótica de nome bem estranho: a Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia).
A Zamioculcas é originária da Tanzânia, na África. Planta da família da Aráceas, ela se adapta bem a ambientes internos, pois não necessita de muita luz, nem de locais abertos. Sucesso na Europa, esta planta além de não exigir muita luminosidade, é bem resistente, durável e pouco exigente com relação às regas também.
O crescimento da Zamioculcas é um tanto lento. Ela leva cerca de uns dois anos para atingir 1 metro, sua altura máxima média. Porém, o visual compensa a demora. Não são as flores que chamam a atenção na planta, mas sim suas folhas verdes e brilhantes, que nascem bem claras e vão escurecendo com o tempo. O contraste produzido pelas folhas em tons diferentes torna a planta muito interessante. A inflorescência da planta, embora não seja considerada de grande valor ornamental, contribui para o visual exótico.
Vale lembrar, no entanto, que mesmo sendo bem resistente e pouco exigente, a Zamioculcas necessita de alguns cuidados básicos e simples para se manter bonita e sadia:
Local: A Zamioculcas deve ser cultivada em ambientes internos, em temperaturas nunca abaixo de 18 graus. A temperatura ideal situa-se acima de 25 graus.
Regas: Não necessita de regas freqüentes. Cultivada num vaso compatível com o seu porte, pode ser irrigada duas vezes por semana.
Solo ideal: Deve apresentar boa drenagem. A mistura de solo indicada pode conter 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal adubada e 1 parte de areia.
Luminosidade: Não exige muita luminosidade e não deve receber luz solar direta.
Adubação: A Zamioculcas não é muito exigente quanto à adubação. Para garantir folhas bonitas e sadias, recomenda-se aplicar fertilizante NPK 10-10-10, seguindo as orientações do fabricante.
Podas: Por se tratar de uma planta de crescimento lento, não exige podas. Periodicamente, deve-se retirar folhas murchas ou secas, para manter a harmonia do visual.
Cuidados especiais: A Zamioculcas não exige muitos tratos, mas ao notar que a planta começa a se apresentar deformada no vaso, recomenda-se replantá-la em um vaso maior, para comportar seu desenvolvmento.
Propagação: É feita por sementes ou estaquia de galho.
Friday, 3. September 2010
Sonia, adoro plantas e agora com minha casa tenho me interessado mais por elas. Leio muito o seu blog e o sigo para saber cada detalhe.
Tenho escrito um pouquinho no meu blog sobre algumas plantas também.
Parabéns pelo trabalho feito aqui!
Beijo
Ana
Friday, 3. September 2010
Ah! Se desejar passar por lá, será muito bem vinda!!!
http://amorecalor.blogspot.com/
Beijo
Ana
Sunday, 5. June 2011
Olá pessoal eu tenho em casa uma zamioculca já faz quase um ano,é o meu chodó sou apaixonada por essa planta.Pois ela é tão maravilhosa que morro de ciúmes dela estou feliz pois já saíram varias mudas e esta linda na minha sala,e espero poder replanta-la quero obter varias mudas e não vejo a hora,adorei seu blog não conhecia mas agora estou antenada com essas dicas maravilhosas.Beijos
Wednesday, 11. July 2012
Vanessa cada folha é uma nova planta basta enfiar na terra!
Monday, 17. September 2012
Sonya,
Tenho uma gata e uma cachorra em nosso ap podemos ter a zamiocula no terraço