O lisianto é uma flor originária da América do Norte, muito comum nos Estados Unidos e no México. Pertencem à família Gentianaceae, sendo também conhecidas por, lisianthus, genciana-do-prado.
No entanto, já há algumas décadas o lisianto vem sendo popularizado em todo o mundo, sobretudo porque suas flores são muito duráveis e sua beleza, charme e elegância as fazem ideais para a composição de buquês de casamento.
É possível encontrar lisianto nas cores rosa, branco, azul e violeta. Essa flor necessita de alguns cuidados especiais, mas pode ser plantada em casa sem grandes problemas.
As regas devem ser regulares, sendo o uso da irrigação por gotejamento recomendado para reduzir a umidade nas plantas.
Como plantar lisianto
Você haverá dificuldades em plantar lisianto se seguir atentamente nossas recomendações. Como sabemos, o Brasil é um país de dimensões continentais e cada região do país tem um clima bem diferente do outro – temos de florestas tropicais a lugares onde predomina o semiárido.
Caso more em uma região do Brasil cuja temperatura média esteja acima dos 25º C ou abaixo dos 15ºC, será necessário investir em uma estufa para cultivar a flor. Isso porque o lisianto gosta de ficar entre 20ºC e 25ºC, ou seja, temperaturas mais intensas prejudicam seu desenvolvimento adequado.
Além disso, o cultivo do lisianto depende muito da água, que não pode ser pouca nem em excesso. Dessa forma, a melhor maneira de garantir que seu lisianto está recebendo a quantidade ideal de água é utilizando a técnica de irrigação por gotejamento, que mantém o solo sempre úmido mas sem encharcá-lo. Felizmente, este é um processo muito simples..
Também é necessário levar em conta outros aspectos relacionados ao solo no qual seu lisianto será plantado. Fique atento à acidez do solo: o pH ideal para o cultivo do lisianto é 7, ou seja, pH neutro.
Você pode aferir a acidez do solo com um medidor de pH. Caso ele esteja muito ácido, é possível misturar um pouco de cal para deixá-lo mais básico.
Passadas essas recomendações iniciais, vamos pôr a mão na massa:
* Vá até uma loja de plantas e compre sementes de lisiantos ou uma muda da flor;
* Depois de medir o pH do solo e adicionar um pouco de adubo, plante as sementes ou fixe a muda em um local do seu jardim que não receba luz solar direta;
* Faça a preparação do regador automático caseiro para garantir que a terra está sempre úmida
* Aguarde de três a quatro meses para ver os brotos do lisianto aparecerem.
Como fazer muda de lisianto
O processo para fazer muda de lisianto é muito simples. Veja o passo a passo a seguir:
* Cuidadosamente, retire de um lisianto desenvolvido um ramo que não seja o principal. Você pode utilizar as mãos ou uma tesoura de poda. O ideal é que o galho a ser retirado contenha folhas;
* Transporte a muda para um pequeno vaso antes de fixá-lo a terra, para que as raízes possam se desenvolver de modo controlado;
* Após o desenvolvimento do seu lisianto, transfira-o para um canteiro em seu jardim. Pronto.