A columéia-peixinho é uma planta de interior com folhas verdes escuras e flores vermelhas que se parecem com um peixinho quando vistas a partir de cima.
Pertence à família Gesneriaceae sua origem e tem origem na América do Sul. Ela é uma planta que floresce quase todo o ano. É uma boa planta para exibir e quanto mais atenção você der a ela, melhor ela será.
Suas flores alaranjadas se parecem muito com o peixinho Plati, pela sua dilatação e cor. A folhagem desta planta também é bastante ornamental. Suas folhas são verde-escuras e brilhantes, formando um belo arranjo de cerca de 30 cm de altura.
Por ser uma planta epífita, pode ser cultivada sobre as árvores, mas sua beleza é destacada quanto cultivada em conjuntos de três plantas por vaso de 25 cm de diâmetro.
Aprenda aqui a como cuidar dela.
Passos
Caso ainda não tenha um local para cultivar a planta, compre uma de uma estufa ou cultive a partir de estacas. Caso opte por esta segunda opção, coloque cerca de 3 a 4 em um vaso de tamanho padrão e espere que as raízes cresçam dentro de três a quatro a semanas.
Para fazer mudas desta planta tão graciosa usa-se a técnica de estaquia ou divisão de touceira.
Quando a muda cresce demais e toma todo o vaso, não há mais substrato adequado para sua nutrição, mesmo adubando da forma recomendada. É preciso então trocar de vaso e de substrato.
Podemos aproveitar para separar a touceira, dando origem a mais mudas. A forma de plantar é igual à recomendada acima. Alguma haste que quebre também poderá ser aproveitada.
Basta retirar as folhinhas da base da estaca e enterrar em areia de construção umedecida.
Cobrir com plástico transparente e deixar em cultivo protegido. Quando notar que iniciou o desenvolvimento, retirar o plástico e plantar em vaso.
Posicione a planta em um local com luz, porém, nunca coloque-a sob luz solar direta. Ela não deve ficar muito quente, mas precisa de calor moderado.
Mantenha os níveis de rega baixos. Essa planta não tolera raízes molhadas, portanto a mantenha na bandeja com cascalho e regue moderadamente.
Alimente a planta usando um composto orgânico e adubo NPK formulação 4-14-8, cerca de 100 gramas por vaso na hora do plantio.
Mantenha a planta em boa forma. Apare o terço inferior das raízes usando uma faca a cada dois anos. Troque de vaso e dê-lhe uma nova terra e adubo ao mesmo tempo.
Dicas
* Esta planta tem períodos de descanso. Caso note suas folhas caindo, reduza a água que está usando para regá-la a fim de que ela fique um pouco mais seca por durante mais ou menos um mês. Após isso, volte a regar regularmente para que a planta fique bem novamente.
* Esta planta pode ser cultivada ao ar livre, caso o seu ambiente local seja quente o suficiente.
Importante saber
* Pulgões gostam dessa planta.
* Não coloque a planta perto de respiradouros ou saídas de ventilação.