Todas as plantas necessitam de ar, luz, água, temperatura, mistura de plantio, nutrientes para se desenvolverem. Porem a quantidade de cada um destes elementos varia conforme o local de cultivo das plantas.
A água
Se a água usada para regar é a da torneira, o melhor será , encher as garrafas ou baldes usados par a rega algumas horas antes, assim a água perderá uma parte do calcário e do cloro , além de estar na temperatura ambiente..
Se puder recolher água da chuva ou colocá-las na chuva fina, melhor ainda.
- Não molhe as flores.
- Nunca deve encharcar a terra ou substrato.
- Coloque água de maneira lenta e uniforme, por todo o substrato, até que esta comece sair pelos drenos (pequenos orifícios) do vaso. Se colocar água em excesso, ao escorrer do vaso leva muitos nutrientes, “lavando” o substrato.
- É melhor molhar com frequência e pouca água do que molhar ás vezes com muita água.
Proteger as plantas de interior
Com as janelas quase sempre fechadas em certas regiões o aquecimento ligado o inverno pode ser muito rigoroso para as folhas das suas plantas.
Eis duas soluções simples para o problema:
1 – Ponha um umidificador próximo das plantas ou ponha o vaso em cima de um tabuleiro com água e cascalho. Deste modo a água evaporará lentamente e penetrará na terra da planta.
2 – Durante o inverno seria útil umidificar (spray) as folhas das plantas pois estas têm tendência para perder mais facilmente do que a terra.
Insolação
Se seus vasos ficarem no interior da casa, (sala, quarto, corredor, etc.) você deve girá-los um pouco na mesma direção todas as semanas, de forma que no final de trinta dias a planta tenha dado uma volta completa.
Assim ela se fortifica e não fica disforme.
O fator Vento
O Vento é um fator que pode provocar grandes estragos nas plantas. Poucas suportam o vento.
É necessário estudar as correntes de ar que passam pelos canteiros. Pode-se fazer uma proteção plantando arbustos em volta, por exemplo.
Terra arenosa ou argilosa?
Uma terra arenosa tem dificuldades para absorver a água e as substâncias nutritivas. A solução é enriquecê-la com “húmus” e até com “argila”.
Se você tiver uma grande área arenosa par plantar, procure usar uma mistura equilibrada com terra.
Preta e adubada, misturando-a com 50% de terra argilosa ou barro.
É preciso estar atento para não impermeabilizar totalmente o seu solo.
Já se for o contrário, um solo muito argiloso, misture areia nele, mas não areia salgada, somente areia de rio.
Acidez ou alcalinidade?
É importante conhecer a acidez de seu terreno, não somente para saber que tipo de adubo corretivo usar, mas também para escolher as plantas adequadas.
Analisar o Ph do terreno e acompanhar sua evolução através do ano, fazem parte dos cuidados a ter com um jardim. Você pode adquirir um kit em lojas especializadas.
Para equilibrar uma terra com muita acidez temos que adubá-lo com calcário – magnésio.
Mas cuidado, é melhor consultar m especialista que conheça o solo do seu jardim.