Planta rasteira originária da Rússia, que geralmente tem entre 25 a 30 cm na fase de florescimento. Possui pequenas flores azuis, flores brancas e flores rosadas presentes durante toda a primavera nos mais belos jardins do planeta.
Ela deve ser cultivada sob o sol ou à meia sombra e é utilizada como forração e bordas em canteiros, além de fornecer um toque especial em composições de jardins de pedras.
O Miosótis gosta de baixa temperatura, sendo que o seu cultivo é mais indicado em lugares de altitude como os que existem na região sul do Brasil, lá o Miosótis se adaptou muito bem.
Aquilo que pensamos ser as flores do Miosótis, na verdade são inflorescências terminais que se assemelham a espigas, longas, com formações de flores muito curtas e azuis..
A sua beleza é apreciada e encontrada em nos jardins de diversos países em razão da facilidade do seu cultivo. Além disso, ela apresenta mais de 50 variedades.
O Miosótis também é conhecido como Verônica. Presentear com essa planta pode representar uma bela declaração como, por exemplo: “meu amor por ti é sincero”. A forma das flores, com seus reduzidos tamanhos, sugerem simplicidade, humildade e união como condições acima de interesses materiais.