O cravo é um tipo de flor extremamente bela, pertencente à classe Caryophyllacea. É uma planta herbácea perene. Sua flor pode alcançar até 1m de estatura, embora geralmente sejam menores, sendo suas pétalas muito delicadas e exuberantes.
Suas folhas apresentam uma tonalidade verde-acinzentadas e flores de colorações diversas como rosa, vermelho, laranja, amarelo e até mesmo inteiramente branca.
Seu aroma é extremamente marcante e por isso, muito utilizado na fabricação de perfumes. Contudo, também existe cultivares sem nenhum cheiro.
Esta variação, e outras também desenvolvidas, se dão por conta dos diferentes cultivares existentes além do grande número de plantas híbridas. A sua origem advém da região conhecida como Mediterrânea, da Europa.
Como plantar e quais os cuidados
Seu plantio pode ser realizado de duas formas diferentes: por sementes ou divisão. Caso deseje plantá-la da primeira forma, as sementes podem ser semeadas em local definitivo ou sementeiras.
Portanto, coloque-as com 0,5 cm de profundidade no solo para que possam se desenvolver.
Uma vez que atinjam 5 a 8 cm de altura, podem ser transplantadas. Essa altura pode ser atingida em até três semanas, isto é, se plantadas em temperatura amena.
Já o plantio por divisão acontece quando há plantas mais velhas, com ramos já enraizados. Dessa forma podem ser divididas e replantadas.
Para que sua planta floresça em sua totalidade de aproveitamento, os cuidados começam ainda mesmo na escolha do solo. O ideal será um solo bem drenado, leve, fértil e por fim, rico em matéria orgânica. Portanto, misture uma terra vegetal de qualidade com adubo, para tornar este solo ainda mais rico.
Quanto ao local, esta é uma planta que exige muita iluminação. Portanto, seu plantio precisa ser em um ambiente com muito sol, necessitando de luz solar direta por, pelo menos, 4 ou 5 horas por dia. Ainda o craveiro cresce melhor em clima ameno ou frio.
Ademais, é imprescindível que haja ventilação, visto que esta flor, em questão, possui muita sensibilidade à ausência do arejamento.
Quanto à irrigação, então é importante que o solo permaneça sempre levemente úmido, porém não deve ficar encharcado. Nos ambientes com excesso de umidade no solo ou ar, o craveiro ficará prejudicado.
Nas condições adequadas, o cravo pode ter sua floração durante todo o ano. Em regiões de clima temperado, normalmente floresce no fim da primavera, no verão e no início de outubro.