Nome Científico: Kniphofia uvaria
Nome Popular: Lírio-tocha, tritoma
Família: Asphodelaceae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
Atinge 1,5 m de altura e do topo surge uma espiga de flores cilíndricas e alaranjadas de grande destaque, que costumam atrair beija-flores. As inflorescências ocorrem no inverno, época que poucas espécies estarão florindo.
O lírio-tocha é uma planta herbácea, entouceirada de aspecto exótico. Suas folhas são compridas e estreitas de cor verde, glabras, com margens serrilhadas.
Atinge 1,5 m de altura e do topo surge uma espiga de flores cilíndricas e alaranjadas de grande destaque, que costumam atrair beija-flores.
Com esse belo colorido em degradé, as flores se abrem de baixo para cima, conferindo tonalidades mais vivas no ápice da inflorescência enquanto a base vai adquirindo cores mais clara.
Há muitas variedades de lírio-tocha disponíveis, com flores de cores quentes em geral, como amarelo, laranja, vermelho ou creme, mas que podem ter épocas de floração e portes diferentes. A floração ocorre na primavera e verão. É muito adequado para o plantio isolado ou em grupos, na formação de bordaduras e maciços. Atrai os beija-flores.
Devem ser cultivados sob sol pleno em solo fértil, leve, muito bem drenado e enriquecido com matéria orgânica, com regas no verão. Tolerante ao frio e às geadas.
Multiplica-se por divisão da touceira e por sementes. Utilize sempre luvas grossas para manipular esta planta.