Para quem procura plantas decorativas para ambientes internos com bastante sombra e pouca ventilação com certeza a espécie mais indicada é a Jibóia ( Epipremnum pinnatum , anteriormente Scindapsus aureus ).
Esta planta é a mais resistente à falta de luz e ventilação, mesmo em condições desfavoráveis ela continua crescendo e soltando folhas novas durante bastante tempo e só deve ser trocada de ambiente para recuperação em casos em que a folha apresente alguma necrose ou manchas.
A Jibóia é uma espécie trepadora semi-herbácea e pertence à família das aráceas, a mesma dos filodendros, espatifilos e antúrios entre outras. É nativa das Ilhas Salomão e seu principal atrativo é a folhagem variegada de amarelo sendo que as folhas da planta quando cultivada em vasos são pequenas e tornam-se grandes e recortadas quando plantadas diretamente ao solo em projetos paisagísticos.
Dicas de cultivo
Luz: Sombra e meia-sombra
Solos: Ricos em matéria orgânica e bem drenados. Quando cultivada em vasos o substrato deve ser bem fibroso e de fácil drenagem tipo terra vegetal, casca de pinus e fibra de coco.
Pragas e doenças: Pelo fato de ser cultivada mais à sombra pode ser atacada por pulgões e cochonilhas que podem ser controlados com produtos naturais à base de nim. Em caso de podridão das folhas deve ser trocada para ambiente mais ventilado para recuperação.