Família: Hyacinthaceae.
Nomes populares: jacinto, jacinto-holandês, jacinto-comum, jacinto-de-jardim, hiacinto-de-jardim, hiacinto.
Etimologia: seu nome provém de Jacinto, da mitologia grega.
Origem: Mediterrâneo (África, Europa) e Ásia Menor (Síria).
Características gerais: planta bulbosa, herbácea, com 30 a 40 cm de altura. As folhas são espessas, brilhantes e longas. Apresenta inflorescência ereta, simples, cilíndrica, com flores cerosas, simples ou dobradas, nas cores rosa, azul, branca, vermelha, laranja ou amarela, formadas na primavera.
Os jacintos exigem manejo cuidadoso e período correto de frio, sendo assim, só é possível observar sua floração no Brasil, após seu período de repouso em câmara fria, ou em alguns locais do sul do país.
Condições de cultivo: devem ser cultivados sob sol pleno, em solos leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica, recebendo regas regulares durante o período vegetativo. Não tolera o calor excessivo.
Propagação: por meio de bulbos.
Usos: como flor de corte ou cultivado em vasos, jardineiras, maciços. É adequado aos jardins em estilo europeu.
Curiosidades: os bulbos de jacinto podem causar alergia em algumas pessoas e não devem ser ingeridos, pois podem causar fortes dores de estômago. O aroma pode ser forte demais para algumas pessoas, podendo causar náuseas e dores de cabeça.
O jacinto pode ser utilizado em algumas simpatias: para quem se desiludiu com a perda de um amor e está deprimido, recomenda-se colocar flores secas de jacinto debaixo do travesseiro. Em pouco tempo estará recuperado e pronto para um novo relacionamento.
No século XVIII, Madame de Pompadour, amante de Luís XV, mandou plantar uma infinidade de jacintos nos jardins de Versalhes, o que estimulou o plantio dessa espécie na França. As flores são usadas para fazer perfume no sul da França.
Apesar de ser uma planta venenosa, o pó do bulbo seco, em doses pequenas, é afrodisíaco.
Tuesday, 2. October 2012
Simpatia não anda separada da fé.