Com floração intensa e diversidade de cores, o jacinto tem presença marcante nos jardins.
De inflorescência ereta, cilíndrica e densa, composta por numerosas flores perfumadas e em grande variedade de cores, como branca, amarela, rósea, vermelha e azul, o jacinto apresenta beleza marcante.
Esta planta de pequeno porte, que chega a atingir 30 a 40 cm, apresenta folhas basais , espessas e vistosas, o que lhe agrega mais beleza. Por isso, quando cultivada em conjunto, torna-se ainda mais encantadora.
Pertencente à família Liliaceae, é originária da região do Mediterrâneo (África e Europa) e da Ásia Menor (Síria). Porém, é cultivada em diversos países, com destaque para a Holanda.
Trata-se de um planta de clima frio, por isso, no Brasil, é aconselhável que seu cultivo seja feito na região sul.
Também podem ser mantidas dentro de casa. Por ser uma espécie bulbosa, é possível cultivá-la em vaso com água sem a necessidade de cuidados especiais. Não requer sequer adubação, pois tudo o que necessita para seu bom desenvolvimento está armazenado em seu bulbo, a flor pode durar até duas semanas, dependendo da temperatura da região de cultivo.
Para mantê-lo belo e saudável o jacinto precisa de alguns cuidados específicos.
Em jardins requer terá sem muita umidade, mas, como dito anteriormente, também pode ser cultivado em ambientes internos. A presença de flores influenciará nas exigências da planta.
A adubação não deve ser feita enquanto a planta estiver florida, nem quando for cultivada em vaso com água. Adubo orgânico pode ser pode ser utilizado durante o desenvolvimento da planta após seu plantio, mais exatamente, depois que o processo de brotação tiver iniciado.
A rega, quando houver flor, deve ser feita a cada dois dias, já no caso de exemplares recém-plantados, o fornecimento de água deve ser feito uma vez a cada três semanas. Quando eles começarem a brotar, deve-se molhar a cada dois dias.
Por ser originário de regiões frias, se forem plantados em regiões quentes as sementes podem até sobreviver, mas provavelmente, não darão flores.
Em relação à luminosidade, é preciso oferecer bastante luz, mas deve ser indireta.
Quanto a doenças e pragas, pode haver problemas com envínia (doença bacteriana) se o bulbo ficar em um ambiente muito úmido. Portanto para evitar esta doença e outras, além de pragas, é indispensável oferecer as condições exigidas pela planta.