Nome Científico: Tithonia rotundifolia
Nome Popular: Girassol-mexicano, Margarida-mexicana, Margaridão
Família: Asteraceae
Origem: México
Ciclo de Vida: Anual
O girassol-mexicano é uma planta florífera anual, de porte arbustivo e textura herbácea, com a base do caule lenhosa. Ela é bastante ramificada e alcança em média de 1,2 a 1,8 m de altura. Suas folhas são verde-escuras, cordadas, simples ou trilobadas.
Os ramos e folhas da planta são cobertos por pêlos curtos e macios. As numerosas inflorescências são do tipo capítulo, solitárias, simples, com pétalas de cor laranja ou vermelha, muito vivas e brilhantes, e centro amarelo, semelhantes a girassóis e zínias.
A floração inicia na primavera e segue pelo verão e outono, de acordo com a época de plantio. Produz frutos do tipo aquênio. Ocorrem ainda variedades anãs, que não passam de 75 cm, e são ideais para maciços e bordaduras.
O girassol-mexicano, por seu porte arbustivo, tem um uso um pouco diferente de outras floríferas de jardim. Ele é ideal para pequenas cercas-vivas, dividindo áreas no jardim, ou em renques junto a muros e paredes externas. Sua capacidade de resistir à seca e ao calor faz do girassol-mexicano uma planta de eleição para jardins de inspiração desértica ou rochosos.
Também pode ser utilizada como flor-de-corte, na confecção de arranjos florais e buquês. Suas flores produzem bastante néctar e são muito atrativas para abelhas e borboletas. Pode ser plantado em vasos.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em locais espaçosos, com solos bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente. Aprecia o calor e é tolerante a curtos períodos de estiagem.
Em solos excessivamente ricos, produz muita folhagem e poucas flores, enquanto que nos solos mais pobres, as florações são abundantes. Não tolera geadas, mas rebrota a partir de sementes na primavera.
Multiplica-se por sementes, e é possível obter duas gerações da planta em apenas um ano plantando-a na primavera, ela florescerá e terminará o ciclo,
Pode ser semeada diretamente no local definitivo ou em sementeira para posterior transplante.