As gérberas formam um gênero com mais de 70 espécies, sendo que a mais conhecida é a Gerbera jamesonii.
Para saber se você está cuidando dela direitinho, observe o seguinte:
Elas gostam de solo rico em matéria orgânica e bem drenada, ou seja, para melhorar as condições de drenagem, o ideal é que a mistura do solo contenha um pouco de areia.
Não precisa de muita rega (em geral semanal) e não se recomenda deixar o solo nem o ambiente que a gérbera se encontra com excesso de água e umidade. Folhas murchas geralmente indicam que está faltando água.
Outra preocupação fundamental é cortar as folhas ressecadas e retirar as pétalas que estejam envelhecidas.
São plantas que propiciam o aparecimento de larvas e pragas e é indicado que se observe constantemente os pormenores das flores. Cuidados essenciais como manter as flores longe de ambientes muito fechados e com ar condicionado são importantes de serem destacados, pois, assim, elas não ressecam, evitando a perda da durabilidade e da beleza das flores.
Em locais de clima ameno, a planta precisa de luz solar direta. Em regiões muito quentes, deve ficar à meia-sombra, pois a gérbera não suporta temperaturas muito altas. Por outro lado, em regiões muito frias e sujeitas a geadas, ela chega a perder as folhas no inverno.
Caso não ocorra nenhum problema, a planta rebrota espontaneamente assim que a temperatura volta a se elevar.
A gérbera floresce no período entre a primavera e o outono. Assim que acabar a floração, é indicado cortar as hastes das flores murchas, bem na base da planta.
Em paisagismo, a gérbera pode ser usada como bordadura em canteiros, junto a um pátio ou em caminhos, desde que sob sol pleno. É recomendável plantá-la numa área de 1 ou 2 m2 no máximo, para facilitar os cuidados, como a retirada de ervas invasoras.
É uma planta perene, que dura até 4 ou 5 anos, mas é recomendável fazer periodicamente a divisão de touceiras e o replantio, sendo o início da primavera a época mais recomendada.
As gérberas têm como país de origem o continente africano, (mais especificadamente a África do Sul) e quando houve o contato dos europeus com a região africana difundiu-se a cultura da Gérbera no continente europeu.
As gérberas são muito belas e servem como ótimas opções de decoração em jardins e em vasos colocados nos ambientes mais fechados das casas.
Tuesday, 6. July 2010
gostaria de saber se voces tem sementes de gerbera
Monday, 21. February 2011
Gerbera é uma das minhas flores prediletas. Tenho um vazo da vermelha e outro da amarela, porém de alguns dias para cá as folhas estão ficando esbranquiçadas, até as folhas novas brotam verdinhas, e ainda pequenas começam a ficar esbranquiçadas. Será alguma espécie de fungo, quais cuidadeos devo tomar?
Se puderam me judar ficarei muito grata.
Vilma