O lambari roxo é uma espécie de suculenta com folhas pequenas e arroxeadas. Conhecida também como Trapoeraba, seus ramos atingem entre 15 a 25 cm, se espalhando e embelezando o ambiente. Além de ser bastante utilizado no paisagismo para decoração, o lambari também possui propriedades medicinais.
Como cuidar de lambari roxo
O lambari roxo é de fácil cultivo, mas como toda planta, ele necessita de alguns cuidados para que cresça bonito e saudável. Veja algumas dicas e saiba como cuidar:
* Rega: As regas devem acontecer de duas a três vezes por semana. É ideal que o solo tenha secado completamente antes que receba água novamente e para isso, coloque o dedo na terra para sentir a umidade.
* Solo: O substrato ideal é a mistura de terra e areia, que facilitará a drenagem e vai manter o solo apenas úmido, evitando que a raiz apodreça e também o ataque de pragas.
* Poda: Quando for o momento de podar o lambari roxo, devem ser feitos cortes acima do nó de onde vêm as folhas. Esse processo incentiva a planta a produzir mais folhas e é recomendado que seja feito na primavera.
* Muda: É realizada através de estaquia, ou seja, por meio de um galho da planta. O ramo deve ter cerca de 10 centímetros e ser plantado sem as folhas. Pode ser feito em um vaso com terra adubada ou deixado em um recipiente com água para enraizar.
* Iluminação: Pode ser cultivado com recebimento de luz solar direta e meia-sombra, pois é uma planta muito resistente. Não suporta geada e por isso, não é recomendado para regiões frias.
* Adubação: Deve acontecer em intervalos de três a quatro meses, ou sempre que a planta parecer enfraquecida. Fertilizante orgânico ou adubo mineral são os ideais. Para isso, cave um buraco em volta da planta, coloque o adubo e em seguida cubra com a terra que foi retirada anteriormente.
Seguindo essas dicas, com certeza terá sucesso no cultivo de lambari roxo. Tendo como resultado dos cuidados uma planta vistosa e saudável.
Como fazer muda de lambari roxo por estaquia
Para o processo de estaquia, O galho deve ser saudável e evitar encharcar a terra para evitar que a raiz apodreça.