O amor perfeito, de nome científico Viola-wittrockiana, é uma plantinha rasteira e fácil de cultivar. O nome dessa florzinha, vem da mitologia grega. Além disso, a planta é conhecida também por suas propriedades medicinais.
Assim, é utilizada para ajudar no trato de doenças relacionadas ao pulmão e à pele. Também, é um bom diurético.
Quais os cuidados para cultivar amor perfeito em vaso?
O amor perfeito se adapta muito bem em vasos, principalmente por ser de porte pequeno.
Além disso, possui um período longo de floração. A plantinha prefere os dias mais frios, porém, precisa passar uma parte do tempo sob luz do sol. Entretanto, se estiver muito calor, deixe-a na sombra. Pois, as altas temperaturas podem acabar matando seu amor perfeito.
O amor perfeito prefere solos úmidos e mais ácidos. Nesse sentido, ao preencher o vaso, junte à terra um substrato à base de musgo de turfa.
As regas devem ser feitas sempre que a superfície do solo estiver seca. Por fim, faça anualmente a adubação das plantas e as podas sempre que as flores estiverem secas.
Como se planta a semente de amor perfeito?
Ao comprar as sementes de amor perfeito, todas as instruções já vão vir na embalagem do fabricante. O primeiro passo é plantar as sementes em sementeiras ou em pequenos vasos.
Para isso, coloque um pouco de substrato no vaso, em seguida, deposite as sementes e, por fim, cubra com mais substrato.
Feito isso, regue o solo para deixá-lo bem úmido e “abraçar” as sementes. O o ideal é cobrir a sementeira com filme plástico ou, até mesmo, uma sacola após o plantio.
Assim, irá se formar uma pequena estufa para manter a umidade do solo. Deixe as sementes cobertas até começarem a brotar. Em seguida, se poderá transferir seu amor perfeito par um vaso maior. Porém, ainda o deixe longe da luz solar, até nascerem suas folhas.
Qual a melhor época para plantar amor perfeito?
O período ideal para plantar o amor perfeito é durante o outono, afinal, são flores que preferem o frio. Então, sua florada vai coincidir com a estação mais fria do ano.
Além disso, as fases da lua também podem influenciar no desenvolvimento da planta, desse modo, prefira a lua crescente ou até mesmo a lua cheia.