Também conhecida como Maria-sem-vergonha, estão presentes em diversos jardins, colorindo-os com suas variadas cores.
Cultivar o beijinho é simples, mas necessita de atenção
Possui diversas variedades de cores e diferentes tamanhos de pétalas. Os tons claros avermelhados são comuns para as “beijinhos balsaminas”, as “beijos de frade” tem cores mais fortes e vibrantes, já a “beijo americano” são comuns flores rosas e brancas.
Veja o que deve ser feito para seu cultivo
Cuidados na hora de plantar
A flor pode ser plantada em vasos ou canteiros, utilizando mudas ou sementes. Assim, deve-se utilizar um solo úmido, porém quente, pois caso o clima esteja muito frio, corre o risco de a semente congelar.
Para isso, é feito um furo ao solo de até 7,5 cm para sementes ou 30cm para as mudas, e ele deve ser nutrido com composto orgânico ou fertilizante.
Nesse caso, se utilizado as mudas de beijinho, é importante pressionar um pouco de terra ao redor do caule, e regar logo na sequência.
Regas necessária
Como elas são plantas que gostam de umidade, você deve regar 1 a 2 vezes na semana, em uma quantidade de água que encharque o solo.
Além disso, se o solo estiver ressecado, regue novamente! Pois, se caso não houver água suficiente as flores murcham.
Temperatura
São flores de sombras, ou seja, não suportam a exposição aos raios solares por longos períodos durante o dia. O ideal é plantá-la em um local que possua bastante sombra.
Além do mais, não é recomendado sua plantação no sul brasileiro, devido às baixas temperaturas as flores tendem a não sobreviver. Portanto, preferem um clima mais tropical e arejado.
Cuidados posteriores para cultivar beijinho
O primeiro deles é a adubação, que deve ocorrer a cada 3 meses, utilizando alguns fertilizantes de ação lenta ou fertilizante líquido diluído na água.
Na sequência, a poda é necessária sempre que houver folhas secas e mortas. Isso garante uma melhor saúde e o nascimento de novas flores.