Vamos conhecer um pouco dessa planta? Pois bem, o Cyclamen persicum é uma planta perene nativa das Ilhas Gregas com flores pequenas e compactas muito bonitas, que vive nas pedras em locais 1000m acima do mar, apesar do habitat natural, são perfeitas para cultivo dentro de casa.
Pode atingir 30 cm de altura, possui folhas verdes em formato de coração, com manchas prateadas, que são muito bonitas mesmo sem flores. As flores ficam acima das folhas e podem ter cor rosa, rosa escuro, branca, vermelha e rosa claro.
É uma planta que cativa todos que a vêem, principalmente no inverno, onde é responsável por belas flores de cores vibrantes.
Apesar de ter muitos nomes populares, a Ciclame não é a única da sua família, sendo elas Cyclamen Graecum e Cyclamen Persicum.
Apesar de ter nomes diferenciados, as espécies de Ciclame têm o mesmo tratamento e cuidado.
Principais características
Devido ao seu pequeno porte, tende a se beneficiar mais em vasos do que em canteiros ou grandes jardins.
Como citado, a Ciclame é uma espécie que tende a florescer no inverno, dando belíssimas flores, mas com a manutenção adequada pode se adaptar a qualquer estação.
Como cuidar
Apesar de serem perenes, muitas pessoas cultivam como planta anual, jogando fora após a floração que dura de dois a quatro meses, por não quererem esperar metade do ano com a planta em dormência.
Mas com os cuidados corretos, ela pode florir mais uma vez após este período de dormência. Sua floração ocorre no inverno.
A ciclame é mais facilmente propagada por divisão dos tubérculos e deve ser plantada em substrato rico de preferência mistura de fibra de coco moída, casca de arroz carbonizada e terra vegetal. Tem que ser solo bem drenado para não aparecer mofo.
Ela adora umidade e luz indireta do sol das 9 às 16 horas, ela não gosta de temperatura superior a 25°C, temperaturas ideais para seu cultivo são entre 10°C e 18°C.
A Ciclame é muito conhecida pelo fato de ser fácil de ser cultivada. Sendo assim, não há segredo sobre sua tratativa.
A rega deve ser feita a cada três dias, dando tempo para a parte superior secar, sinta com o dedo no substrato. Nunca molhe a flor e folhas, pois podem aparecer fungos.
Regue somente no substrato. O excesso ou a falta de água são prejudiciais à planta podendo causar vários problemas como folhas caírem e planta molenga.
Se as flores estiverem morrendo rápido pode ser por estar seca demais ou a planta já estava há muito tempo florida quando comprou.
Dica para florescer no ano seguinte
Quando as flores morrem e as folhas ficam amarelas e deterioram, a planta fica adormecida e precisa de descanso durante o verão.
Se quiser que ela floresça no próximo ano, remova a folhagem morta quando deteriorar, coloque o tubérculo da planta em um vaso com a seção superior do tubérculo acima do solo, deixe em ambiente fresco sem luz muita luz do sol. Pare de regar e colocar fertilizante, pois a umidade vai fazer ele apodrecer.
Quando você reparar que ela está novamente em crescimento, regue completamente e comece o tratamento normal como explicado anteriormente.
Cuidado porque a planta tóxica para cães e gatos
De acordo a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais o ciclame tem o princípio tóxico saponinas triterpênicas que podem causar salivação, vômito, diarréia, além de anormalidade no ritmo cardíaco, convulsões e morte. Portanto não deixe em local que seu animalzinho possa pegar.