O Tagete não pode ser ausente em qualquer jardim ou pomar ecológico amigo da natureza. É uma flor muito rústica e não precisa de muito cuidado para parecer com suas cores amarelo, dourado e mogno. Suas flores são brilhantes e aveludadas.
Conhecida popularmente também como cravo-de-defunto ou flor-dos-mortos, o Tagete recebeu esse nome por ser tradicionalmente usado na popular festa dos mortos realizada no México no dia 2 de novembro.
Amarelo, laranja e castanho avermelhado são tons que podem dar um toque sofisticado aos nossos arranjos, ou colorindo o jardim de casa! Misturar as possibilidades de cores das Tagetes pode dar um charme todos especial à uma decoração. Elas são flores nativas das Américas, simbólicas e delicadas.
Existem muitas variedades para escolher. São flores muito importantes, servem para cobrir um terreno, repelentes de parasitas e uma fauna benéfica para o jardim. Eles brilham incansavelmente até as primeiras geadas nas bordas da cama ou entre tomates, couves ou batatas.
Cultivo / cuidado de tagetes
Os tagetes são plantas fáceis de cultivar , não precisam de muitos cuidados especiais.
São plantas cultivadas como anuais (também perenes), de modo que, no final da floração, no outono, a planta pode secar.
Eles querem o sol, portanto precisam ser transplantados ou preferencialmente localizados em áreas ensolaradas, protegidas das correntes e do vento, protegidas de uma parede, seria perfeito.
Não há necessidade de pagar no momento do plantio. Você deve ter em mente que é necessário usar solo não muito fértil, pois, de fato, um solo muito fértil favoreceria um maior desenvolvimento das partes verdes em detrimento das flores.
Exatamente como a planta da chagas. Ele também deve ter uma boa drenagem para que seque facilmente.
Como as peças secam ou estão danificadas, elas são cortadas, mantendo uma boa aparência e evitando possíveis doenças.
A estação de floração é geralmente do verão ao outono (julho a outubro). Eles brilham constantemente até as primeiras geadas (dependendo da variedade).
Usos
Jardinagem
É usado como planta sazonal para canteiros, bordas e jardins ornamentais. Eles crescem como um belo tapete colorido (cobertura do solo), ou também pode ser uma flor bonita para cortar.
Planta auxiliar
O tagete é uma excelente planta auxiliar. Tem muitas propriedades que veremos agora.;
Nematicida
Os tagetes atuam em diferentes espécies de nematóides. Estes são vermes parasitas naturalmente presentes na terra. Eles podem afetar plantas mais sensíveis a eles, como tomate ou couve. É raro afetar uma horta orgânica se forem respeitados “bons padrões”, como rotação e compostagem regular.
Esta propriedade da planta é devida aos seus exsudatos radiculares (substâncias que secretam as raízes) que contêm derivados de butinil e alfa-tiertienil. Afeta várias espécies de nematóides Heterodera, anguina, Tylenchothynchus e Meloidogyne (a do tomate).
As propriedades do tagete não têm efeitos fitotóxicos. É conhecido por ser menos rápido e eficaz que os produtos químicos, mas é mais durável (pode durar até dois anos). Ele também contém outros benefícios no crescimento e no rendimento de suas plantas vizinhas que não são pesticidas.
É uma boa ideia inserir tagetes nas plantações de tomate, beringela, morango, couve, batata ou couve-flor.
Outra maneira de tirar proveito de suas virtudes é para plantar uma área inteira de Tagetes, como se fosse verde fertilizantes , e no ano seguinte para plantar espécies sensíveis, tais como morangos, cebola, feijão, cenouras, alcachofras, flor bulbosa. Ele está provado que no ano seguinte, há uma redução de nemátodes de 90-95%.
Repulsivo
Os tagetes têm propriedades repulsivas em muitos insetos. Mas deve-se dizer que é eficaz se o número desses insetos não for excessivo. Se eles estiverem instalados no jardim, teremos que recorrer a outras soluções. O tagete é mais uma solução baseada na prevenção.
O tagete ajuda a evitar a mariposa de alho-poró, o pulgão, a cochonilha …. Em estufas, repele moscas-brancas (como chagas).
Na América, o cravo das Índias mostrou que é capaz de repelir um coleóptero prejudicial ao feijão. Infelizmente, tem um efeito alelopático muito prejudicial para o feijão. No México, muitos campos de milho são cercados por tagetes para protegê-los de certos insetos e doenças.
Eles também dizem que é repulsivo para outras plantas, como o funcho. Eu acho que novamente por efeitos alelopáticos.
Planta auxiliar hospedeira de insetos
Os tagetes alimentam insetos auxiliares benéficos durante todo o período de floração (de junho até as primeiras geadas). De acordo com uma pesquisa de conservação Noé , é atraente para cerca de 28 espécies de borboletas.
Plantio e multiplicação do tagete
Semeamos a partir de março, cobertos ou em uma cama quente, e em abril , eles precisam de uma temperatura em torno de 18ºC.
No momento de plantá-las, a distância das variedades baixas é de cerca de 15 cm e das variedades altas, de 15 a 90 cm.
Tagetes são facilmente transplantados. Se forem sementes que você obteve nas estações anteriores, você terá uma mistura multicolorida.
Portanto, uma dica muito útil é cultivar o tagete em vasos individuais até que sejam transplantados no vaso, pomar ou jardim.
A razão é que, quando a primeira flor aparecer, já podemos saber qual a cor dessa planta. A partir daqui, já tomamos a decisão de onde plantá-lo. A primeira flor sai individualmente e na parte apical da planta.
As sementes, a uma temperatura de cerca de 18 ºC, germinam após 10 ou 14 dias. Na semana seguinte, as primeiras folhas verdadeiras terão começado a sair e, um mês após a semeadura, as mudas estarão prontas para serem plantadas ou transplantadas.
No caso em que foi semeada diretamente em uma panela, você já a possui. Basta levá-los para um lugar mais ensolarado para se fortalecer.
As sementes são facilmente obtidas de uma estação para outra, basta aguardar a flor secar completamente. As sementes são pretas, alongadas e pontudas.
Como você viu uma planta interessante, e muito simples de ter e manter . Traz benefícios e também é muito bonito em qualquer lugar. Comece a plantá-lo em seu jardim ou pomar, será um companheiro indispensável que nenhuma outra estação vai perder.