Também conhecida como açucena-do-brejo, a açucena-da-água é uma planta herbácea perene nativa da América Central e do Sul.
A açucena-da-água possui caule macio e não lenhoso, tem pequeno porte, suas folhas verdes brilhantes normalmente atingem uns 60 a 90 cm de comprimento e 5 a 8 cm de largura.
Produz flores eretas perfumadas na cor branca e vinho durante o verão, com pétalas em formato de lanças invertidas.
Gosta de ficar em local quente e úmido, suporta o solo seco e não suporta o frio em excesso. Prefere sol pleno (pelo menos seis horas de luz direta do sol), mas suporta meia sombra.
Dê preferência para plantar em vaso grande com solo rico em matéria orgânica, que seja bem drenado.
Pode ser propagada por divisão da touceira (divisão de rizoma, raiz) ou pelos bulbos que são gerados pela planta e podem atingir 10 cm de largura. Sendo que a divisão de rizoma é mais simples, basta você mesmo dividir a planta deixando um pedaço da raiz em cada uma das partes.
Regas e umidade
Regue sempre que notar que a terra secou, é uma planta que prefere o excesso de água do que a seca. São plantas que se desenvolvem próximo a lagos, nas margens de rios e outros locais com água.
Ela gosta de bastante umidade, portanto se onde você mora for muito seco, borrife um pouco de água nas folhas, de tempos em tempos, para aumentar a umidade local.
Não foi encontrado muitas informações sobre a toxicidade desta planta. Mas de acordo com um estudo realizado em ratos, esta planta está na categoria 5 do Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS).
Ou seja, ela pode sim representar risco em certas circunstâncias. Portanto, evite que seu companheiro coma.