A Dracaena fragrans é uma espécie de planta com flor nativa de toda a África tropical, do Sudão ao sul de Moçambique, do oeste à Costa do Marfim e do sudoeste de Angola, crescendo nas regiões montanhosas a 600–2.250 m de altitude.
É também conhecida como dracaena listrada, dracaena compacta e planta de milho. A planta conhecida é de fácil cultivo, resistente a pragas, estiagem, sol pleno e meia-sombra
Conhecida popularmente como pau d’água, a Dracena fragrans se transformou no símbolo de todo o gênero dracena. É um arbusto de porte grande, que pode chegar a 6 m de altura.
Suas folhas lembram lâminas lanceoladas, muito ornamentais, totalmente verdes ou com margens amareladas e centro verde, amarelo ou cinza-prateado.
De fácil cultivo, é uma planta bem adaptada ao clima brasileiro e prefere pleno sol ou meia-sombra.
Pode ainda ser usada como cerca-viva ou em vasos no interior da casa. Inclusive, a dracena é uma ótima opção para ambientes internos por absorver gases poluentes e purificar o ar.
Resistente a pragas e estiagem, não exige grandes cuidados. O ideal é que a rega seja mediana, sem encharcar o solo. Para fazer mudas, basta cortar um pedaço de seu tronco na diagonal e colocá-lo em um recipiente com água, até apareceram as primeiras raízes.
Esse processo é conhecido como estaquia. Sua inflorescência é numerosa, com flores pequenas de tom branco e muito perfumadas.