As petúnias são plantas da família Solanaceae e originárias da Argentina – América do Sul.
É uma planta herbácea de longos ramos flexíveis, com folhagem delicada e possui folhas ovaladas e pequenas. Devido ao seu florescimento precoce, ainda no inverno, geralmente a petúnia é uma das primeiras flores de jardim disponíveis ainda antes do início da primavera.
Suas flores são grandes e apresentam várias cores, como rosa, branca, vermelha, violeta de diversas tonalidades e combinações entre elas. Muitas vezes as suas flores só fecham no meio do verão.
Elas são bastante indicadas para regiões de clima ameno, como o mediterrâneo, subtropical e temperado. É uma excelente planta para canteiros, maciços e dobraduras. Também fica bem em vasos e floreiras, e dá sofisticação ao jardim.
Ela deve ser plantada a pleno sol e em solo bastante fértil e adubado com matéria orgânica. A petúnia precisa ser regada periodicamente e gosta da temperatura fria, apesar do sol ser imprescindível para o seu desenvolvimento.
Apesar do seu ciclo de vida ser perene, podemos considerar que o ciclo de vida da petúnia é anual, já que perde a beleza com o tempo, florescendo apenas na época citada.
Onde colocar na sua casa petúnias-comuns
As petúnias-comuns são ótimas opções para varandas, pois enfeitam e costumam ficar bem nesse ambiente, dando um efeito ornamental incrível.
Essas plantas possuem de 15 a 30 cm de altura. Há as variedades anã e compacta da petúnia-comum, que são mais delicadas para o plantio. Para plantar a petúnia, use as sementes que podem ser semeadas durante o ano todo, em um ambiente protegido.
Adube-as sempre, elas crescem mais fortes quando são adubadas a cada quatro semanas. Além do adubo tradicional, há a alternativa de usar um fertilizante solúvel em água, que é mais prático. A petúnia não exige muito espaço, e o seu vaso não precisa ser grande.
É recomendável que o vaso seja de plástico e de boa larga, assim poderão ser plantadas mais de uma muda da petúnia, tornando o vaso mais cheio e belo. Se você plantar a petúnia junto a outras plantas perenes, procure deixá-la em seu vaso original. Dessa forma, dá para substituí-la por outra quando o seu ciclo chegar ao fim, e sua casa vai se manter linda e elegante.