A margaridinha-escura é uma planta pertencente à família Asteraceae e originária da América do Norte – Estados Unidos. É excelente para conferir um ar campestre ao jardim.
De rápido crescimento, a folhagem afilada é delicada num tom verde intenso e, quando floresce, pode alcançar até 1 m de altura.
As diversas hastes que aparecem durante a primavera e verão são repletas de flores pequenas, reunidas em capítulos amarelos e com a parte central marrom avermelhada, sendo que esta mancha, na cultivar Atropurpurea, chega a cobrir toda flor.
Pode ser plantada na forma de extensos maciços, ou misturada com outras espécies de mesmo porte e características para um efeito bem colorido. Seu plantio em vasos e jardineiras grandes, também é recomendado.
É uma ótima opção para maciços, ou misturadas com outras espécies do mesmo porte a sol pleno e características para um efeito bem colorido.
Pode até ser utilizada em jardins públicos, praças e jardins residenciais, conferindo ao paisagismo um efeito campestre. Seu plantio em vasos e jardineiras grandes, também é recomendado.
Seu cultivo deve ser previamente preparado com adubos químicos ou orgânicos, sempre a pleno sol.
A planta é muito muito rústica quanto aos tratos culturais, tolerando mesmo baixas temperaturas e secas periódicas. Seu cultivo deve ser em um solo fértil, É uma planta tolerante ao frio. Requer reformas anuais dos canteiros.
Atrai abelhas, borboletas e outros insetos, além de pássaros. Multiplica-se por sementes e a melhor época para semeadura é o início do outono para florescer no verão, mas pode semear-se espontaneamente ao redor da planta mãe.