O crisântemo é uma flor de origem do continente asiático, mais precisamente do Japão e da China, possuindo outros nomes populares que variam de acordo com a região onde é cultivada, podendo também ser encontrada como crisântemo-da-China, crisântemo-do-Japão e monsenhor.
A planta está entre as espécies de flores que pertencem a família Asteraceae, categorizando-se também, como flores anuais e perenes, que significa que dependendo o seu tipo, elas podem brotar durante todo o ano ou apenas em uma determinada estação.
As condições de como o crisântemo é cultivado implicam totalmente no seu desenvolvimento. Então é sempre bom atentar-se sobre clima, solo, umidade e iluminação sobre os quais você plantará sua flor para que ela cresça sempre bonita.
No caso do crisântemo, os climas ideais são os continentais, mediterrâneos, oceânicos, subtropicais, temperados e tropicais. A luminosidade ideal é sob o sol pleno para que ela chegue a sua fase adulta sem nenhuma deficiência. A altura do crisântemo pode chegar até 40 centímetros se cultivada de acordo com essas formas.
Como existem tipos de crisântemos que brotam durante o ano inteiro, você deve atentar-se sobre as condições de iluminação da planta, pois esta deve ser controlada assim como a temperatura do ambiente, que deve acompanhar as estações do ano, principalmente se na sua localidade não existe estação bem definida.
Os crisântemos chamam muito a atenção das pessoas devido o seu variado formato. Suas flores podem ser simples ou dobradas e as cores são as mais variadas possíveis.
Como cultivar
O crisântemo floresce apenas uma vez por cada semente ou muda e após sua brotação, você escolhe se deseja manter o solo e replantar novas mudas ou descartar a planta e cultivar um novo tipo de flor no local. Se for cultivar dentro de casa, prefira o crisântemo morifolium porque ele se adapta melhor em ambientes internos.
Esse tipo de flor precisa de muita luz para reproduzir-se. Se você aplicar uma luz insuficiente, seu crisântemo pode até crescer, mas as suas flores não vão abrir. O local ideal para cultivar essa flor deve ser fresco e com muito vento.
Mesmo você cultivando o tipo morifolium que são os mais indicados para ambiente internos, como citado mais acima, você não deve deixá-la em um local muito quente.
O crisântemo gosta de umidade, mas evite deixar o seu canteiro encharcado porque ela não brotará. Se estiver cultivando a flor em uma sala com temperatura mais alta ou em um lugar interno, o ideal é você usar borrifadores para molhar as pétalas ou os botões das flores e as folhas para deixá-las mais hidratados e evitar que a alta temperatura seque. A falta de água faz com que as flores desapareçam.
A fertilização do solo deve ser feito uma vez a cada semana para que a sua flor cresça bem. Evite colocar muito adubo na terra misturando na proporção de uma parte de areia para uma parte de adubo.
Para que a flor cresça bem, o ideal é cortar sempre as extremidades do crisântemo para que ela se forme melhor.
Pragas e Doenças
Assim como qualquer outra planta, o crisântemo não está livre de pragas e doenças se não for bem cuidado. Evite deixar a planta encharcada demais porque isso favorece o aparecimento de fungos.
As pragas mais comuns para o crisântemo são os pulgões, as cochonilhas, a aranha vermelha, o Botrytis que é um mofo cinzento e o oídio que pode ser identificado a partir do aparecimento de um pó branco na sua planta.