Por muito tempo, o brinco-de-princesa foi considerado como planta de exterior, sendo frequentemente jogada fora depois que a floração termina. Porém, depois de passar por um tempo com pouca atividade, um novo conjunto de brotos surgirá.
Para entender melhor sobre a planta, separamos alguns fatos e cuidados importantes. Saiba o que fazer para que elas cresçam de forma saudável:
Primeiramente, você terá em casa uma flor que conta com uma extensa gama de cores e combinações e também formatos. Seus ramos podem ser criados como flores simples, duplas ou semi duplas.
Nesse sentido, o ideal é inserir as flores em cestos ou vasos suspensos, dando um toque de cor e delicadeza na sua casa.
Só na América do Sul existem mais de 200 espécies diferentes de brinco-de-princesa, também conhecida ainda como fúcsia, agrado e lágrima.
Possui muitas variedades, sendo que tanto pétalas, quanto sépalas podem ser de cores e de formas diferentes. As cores mais comuns são vermelho, rosa, azul, violeta e branco, com diversas combinações, sem mesclas. Despontam praticamente o ano todo e atraem beija-flores como polinizadores.
A ramagem é pendente, mas pode haver variações, com plantas mais eretas e outras mais pendentes. Deve ser cultivada preferencialmente sob meia-sombra, algumas espécies apreciam sol pleno.
Sua propagação se dá através de sementes ou por estaquia da ponta de seus ramos.
Como cultivar brinco-de-princesa
Para melhor entender como cultivar brinco-de-princesa, abaixo segue alguns itens aos quais você deve ficar atento no momento do plantio.
Luz
O brinco-de-princesa gosta de luz brilhante, mas não deve ficar diretamente no sol. Ou seja, considere manter sempre as raízes úmidas e frescas.
Água
O solo dessa planta precisa ficar sempre úmido. No entanto, a raiz seca pode causar a morte da planta. Mantenha sempre a flor fresca e regada. Depois, com a floração em andamento, pode diminuir a água.
Temperatura
Ao aprender como cultivar brinco-de-princesa em casa, você saberá que a planta cresce em torno de 21ºC. Logo, deixar ela em um tempo quente não é recomendado.
Solo
O solo deve ser bem drenado e rico em fertilizantes. Ou seja, durante o crescimento, fertilize muito.
Propagação
Para uma fácil propagação corte as pontas das folhas. Use um hormônio de enraizamento para melhores resultados.
Depois, com a retirada das mudas, coloque-as em local iluminado e com muita umidade. Lembre de manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Logo, um novo crescimento de surgir em algumas semanas no máximo.
Evite problemas na plantação
Finalmente, para evitar problemas com fungos e pragas na plantação, tome cuidado para as folhas não tocarem sujeiras.
Também, as moscas brancas podem ser um problema em como cultivar brinco-de-princesa em casa. Assim, trate a presença desse inseto logo na primeira aparição.
Nesse sentido, para localizar o animal é fácil, basta buscar por teias brancas na planta, se encontrar, pulverize-as.
Embora possua uma variedade grande, há um traço comum entre todas elas: apreciam sobremaneira o frio. Portanto, são mais comuns em lugares de clima ameno. Facilmente encontrada nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul, em meio à Mata Atlântica.