Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Peperomia clusiifolia

A peperomia clusiifolia É uma daquelas espécies de plantas que cativam pelas cores e formas. Entre as vozes populares também é conhecida como peperômia vermelha. Esta é uma planta de interior que, além de encher de beleza e originalidade os seus espaços preferidos, não necessita de cuidados complicados.

Na verdade, esta planta é altamente recomendada para iniciantes, pois permite adquirir o hábito de cuidar das plantas aos poucos.

Características da Peperomia clusiifolia
A Peperomia se caracteriza por possuir folhas pequenas, mas contendo arte pintada com suas cores em espirais verdes e brancas. Produz flores, embora estas não sejam muito características e nem sempre apareçam, apenas em determinadas espécies e condições. No entanto, não são necessários para exalar equilíbrio, elegância e beleza.

As folhas desta espécie crescem em forma de espiga, bastante verticais e agrupadas. Graças a isso consegue aquele aspecto majestoso, que nos simula como labirintos coloridos num jogo visual do qual nos torna cúmplices.

A clusiifolia pode apresentar bordas levemente rosadas e folhas verdes e brancas no centro muito carnudas.

Peperomia clusiifolia2

Origem da Peperomia clusiifolia
A clusiifolia tem sua origem na América, onde cresceu originalmente, no clima das áreas tropicais. Embora não seja incomum encontrá-lo na África e na Ásia. A família desta planta é Piperaceae.

Isto nos diz que, se quisermos reproduzir e cultivar uma Peperomia, será necessário fazê-lo num ambiente idêntico ao do seu local de origem, ou seja: um clima tropical.

Como cuidar de uma Peperomia clusiifolia
Como foi mencionado, para semear uma clusiifolia vamos precisar de um clima tropical. Uma planta desta espécie nunca tolerará o frio, por isso se ocorrerem geadas ou temperaturas muito baixas na sua região, é melhor escolher outra planta, pois a peperomia não conseguirá sobreviver por muito tempo.

Temperatura
A temperatura ideal para esses exemplares é de no mínimo 13ºC, embora o ideal seja que fique em torno de 21ºC. A planta  suporta bem o calor, mesmo quando é bastante forte, desde que não ocorra uma onda de calor extremo muito prolongada.

Também tome cuidado em deixá-lo exposto a esses ventos pode ser fatal e danificar suas folhas.

Peperomia clusiifolia8

Umidade
Em relação à umidade, por ser uma boa planta tropical, necessita de umidade suficiente, mas isso não equivale a rega excessiva. Se nos lembrarmos do que foi dito antes, a peperomia tem folhas carnudas, portanto acumula água e não requer irrigação contínua ou abundante.

No verão, regar duas ou três vezes por semana será suficiente, mesmo que esteja calor. Enquanto no inverno, muito menos.

O que você terá que garantir é que o ambiente retenha a umidade, o que você pode conseguir colocando um nebulizador ou umidificador por perto se quiser dar todos os caprichos à sua Peperomia e vê-la crescer em seu esplendor.

Luminosidade
Outro fator relevante é a luz. Para que cresça mais rápido e desenvolva cores muito vivas, deve receber luz indireta suficiente. Mas não deixe ao sol, para que seus raios não causem queimaduras nos caules e folhas. Se pegar muito sol pode perder a cor e isso será uma pena.

Peperomia_clusiifolia

Substrato
Tão importante quanto atender corretamente às suas necessidades de luz e irrigação é adicionar um bom substrato.

Deve garantir uma boa drenagem e existe um truque para isso, que é fazer uma combinação no vaso de: uma parte de terra, outra parte de perlita e outra parte de turfa. Assim você terá condições de vida perfeitas, como se estivesse na mesma selva tropical.

Fertilização
Por outro lado, é essencial aplicar um bom fertilizante. Uma vez por mês durante a primavera e o verão será suficiente.

Podas
Não é necessário podar a planta, embora se tiver folhas ou caules mortos e você removê-los, você ajudará a prevenir doenças e pragas e ajudará a planta a ficar mais bonita.

Pragas e doenças comuns
É uma espécie bastante resistente. No entanto, você deve estar atento à presença de cochonilhas, aranhas vermelhas e ácaros. Se você os vir, aplique um inseticida biológico.

casa-floresta

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post