A Maria-sem-vergonha é uma flor da família das Apocynaceae. É uma planta rústica e pouco exigente nativa e endêmica de Madagáscar. É uma flor selvagem que na natureza selvagem a espécie se encontra em processo de extinção, isso por causa da destruição do habitat pela queima e a agricultura.
Mesmo assim, a planta está sendo cultivada em todos os lugares que apresentam um clima tropical e subtropical e está ocorrendo um processo de naturalização nesses novos lugares. Em algumas regiões ela também é conhecida como vinca-de-madagáscar, vinca-de-gato e boa-noite. É comum encontrarmos essa flor em todas as partes do mundo.
O motivo da Maria-sem-vergonha ter passado a fazer parte das plantas em extinção foi porque, como ela é considerada uma planta endêmica, as áreas de cultivo sofreram com queima para que o plantio dessa flor fosse substituído para outro tipo de agricultura.
O cultivo da Maria-sem-vergonha é mais comum em locais que apresentam o clima tropical e semi tropical, o solo deve ser bem rico em matéria orgânica pois isso irá facilitar o crescimento da sua flor.
Sobre a rega, a planta deve ser irrigada de acordo com o clima. Em regiões onde o clima é mais tropical, a flor vai precisar de mais rega pra manter-se sempre úmida. Sempre se atente para não deixá-la seca nem úmida demais, o primeiro caso vai causar a morte da sua planta e o segundo a incidência de fungos.