O cróton é uma planta que se destaca pelas suas colorações marcantes e vivas. Quando adulto, chega a alcançar até 3 m de altura, plantado diretamente ao solo.
O cróton é um arbusto que gosta de luz e de calor, por isso pode ser cultivado em qualquer região do País que não tenha geadas ou temperaturas muito baixas. Vem conhecer com a gente um pouco mais sobre essa planta!
O cróton, também conhecido como folha-imperial, está entre as plantas mais versáteis para cultivar dentro de casa e no jardim.
O que mais chama atenção nele é a variedade de tonalidades. Há diversidade de folhas amarelas com verde neon e verde escuro, do laranja brilhante e manchas bordô, com folhas vermelhas e manchas amarelas e verdes. Um grande leque de opções.
As cores da espécie são influenciadas pela exposição ou não ao sol. As que ficam ao sol tendem a ficar mais amarelas/laranjas. As que ficam à meia-luz costumam ficar mais verdes/cor de vinho. Além da variedade de cores, também há diferentes formas e tamanhos das folhas.
Como cuidar?
Em viveiros, os crótons são cultivados sob telados ou a meia sombra. É importante ressaltar o cuidado na hora de plantá-los em lugares que a muda receberá mais de 6 horas de sol direto.
A maior parte das plantas vendidas em lojas/gardens são produzidas em estufas. Isso faz com que as plantas se acostumem à meia sombra.
Se optar por deixar um Cróton no sol pleno (incidência de sol por umas 6 horas), a planta precisa passar por um processo chamado ‘rustificação’ (exposição gradual da planta ao sol).
Geralmente, esse tipo de planta é usada no jardim, formando uma cerca viva e colorida. Porém, você também pode cultivá-la em vasos de todos os tamanhos dentro de casa.
O ideal é manter o solo úmido, sem encharcar as raízes. Antes de regar, é sempre bom verificar com o dedo se a terra está úmida ou não. Normalmente, o aconselhado é que a rega seja feita uma vez por semana.
Nas entradas das residências, varandas e locais próximos às janelas são ótimos para colocar o vaso de cróton. É importante que ele fique longe do ar-condicionado.
Quanto às podas, o ideal é retirar tudo que estiver seco para que sua planta fique sempre bonita e ganhe cada vez mais força. Para manter o vegetal longe de pragas, é recomendado fazer uma boa adubação. O indicado é o uso de um adubo líquido no início da primavera até o fim do outono, de duas em duas semanas.
Obs
Como se trata de uma planta com seiva tóxica, seu manuseio deve sempre ser feito com o auxílio de luvas, pois pode causar irritações na pele.