O Anthurium x macrolobium é conhecido popularmente como antúrio-batman, pela semelhança de suas folhas com o símbolo do herói morcego dos quadrinhos.
É uma espécie difícil de se encontrar e a planta que minha mãe tem, foi plantada pelo meu falecido avô há alguns anos.
O Anthurium x macrolobium é um híbrido. É uma planta perene, de fácil cultivo e de grande valor ornamental que, pode crescer até 1 m. Pertencente à família Araceae, suas brácteas (folhas modificadas) são da cor verde e a espiga, preta. É possível cultivá-la ao ar livre ou em ambiente interno.
Em ambiente externo: plante em um local que tenha boa luminosidade, podendo receber os raios solares da manhã, mas evitando a exposição o dia todo, para evitar queimadura nas folhas.
Em ambiente interno: coloque o vaso em local com bastante luminosidade ou que tenha luminosidade em 60% do dia. Evite o sol da tarde.
Como a planta gosta de umidade, evite deixar o vaso onde tenha corrente de ar e caso o ar esteja seco, borrife água em suas folhas, pelo menos duas vezes por semana.
Solo
O solo para plantio, deve ser rico em matéria orgânica e com boa drenagem para evitar encharcamentos.
Rega
Regue sempre que o solo começar a secar, evitando que seque por completo. Ao ar livre, em uma região que a temperatura não passe de 30ºC, pode regar duas vezes na semana.
A dica é regar bem o solo. Em ambiente interno, coloque sempre o dedo para ver se há necessidade de regar. Em ambos os casos, evite o encharcamento.
Adubação
Dê preferência a adubos orgânicos, como farinha de osso e esterco bovino, colocando pelo menos a cada 3 meses, mas não ao mesmo tempo.
Floração
Há uma confusão com relação às flores dos antúrios. Onde muitos pensam que são flores, são espatas, um tipo de bráctea, que lembram pétalas, mas são folhas modificadas que tem a função de proteger as flores.
As flores são minúsculas e ficam na espádice, que pode chegar a ter mais de 20 cm. Somente um ano após o plantio que a planta começa a florescer.
Como reproduzir o antúrio-batman
Sementes: quando maduras, são de cor alaranjada e precisam ser plantadas assim que são colhidas.
Divisão: mudas que nascem junto a planta principal. Pegue uma muda que já tenha alguns caules, raízes e folhas, para maiores chances de desenvolvimento.
A planta é tóxica para animais domésticos. Todas as partes da planta contêm oxalato de cálcio, que pode causar irritação na boca e esôfago.