De nome científico Calendula officinalis, esta flor é mais uma de fácil cultivo, podendo ser semeada até por jardineiros iniciantes. Suas pétalas variam de tons de amarelo ao laranja, sendo muito resistentes.
Eis alguns pontos introdutórios que podemos pontuar a respeito da calêndula. Adapta-se bem a qualquer tipo de solo, tem cuidados mínimos, facilitando o cultivo. Suas flores variam de tons amarelados a alaranjados, Tolera sol pleno, ainda que possa ser plantada em lugares de sombra parcial.
Ainda que se adapte a todos os tipos de solo, se desenvolve melhor em solos mais férteis e bem drenados. Sua altura pode atingir cerca de meio metro e seu florescimento se dá na primavera.
Como semear
Essa planta tem sua origem no Mediterrâneo, todavia se adapta bem ao clima temperado, por sua natureza robusta. Ela se adapta muito bem a todos os tipos de solo e tolera incidência direta de luz solar e sombra parcial – ainda que se desenvolva melhor com incidência solar.
As melhores estações para semear calêndulas é durante o outono e a primavera. Isso fará com que você veja as flores mais cedo. A temperatura ideal para a germinação das sementes de calêndula é entre 15 e 25ºC.
O ideal é afundar as sementes em cerca de 1,25 cm de profundidade. O tempo a se esperar para ver as primeiras folhas emergirem do solo é cerca de duas semanas após a semeadura.
Associação
Você pode associar a calêndula a outras plantas para ajudá-las em seu desenvolvimento. As calêndulas podem ser cultivadas com vegetais que exigem polinização para atrair insetos. Você pode associá-la a espargos, abóboras, couves, alfaces e outros vegetais folhosos que exigem polinização.
O único problema é que a densidade com que essa planta se desenvolve pode gerar um ambiente propício para a propagação de lesmas e caracóis. Portanto, você deve plantá-la com distância de plantas que você não quer ver atacadas por pragas.
Dicas de Cultivo
Luz sol pleno a sombra parcial.
Maturidade 50 dias a partir da germinação.
Altura 20 polegadas em média.
Espaçamento 20 polegadas em todas as direções.
Se você tem um solo bem adubado, pode iniciar a semeadura. Caso o solo seja pobre em nutrientes, adicione um bom substrato de sua preferência. Os cuidados após a semeadura são muito poucos, o que a torna uma excelente opção para quem tem pouco tempo para cuidar do jardim.
O ideal é mesmo não mexer muito com elas. É necessário evitar o excesso de irrigação e até mesmo nutrição, podendo causar problemas em seu desenvolvimento. Ela é aquele tipo de planta que você deixa lá, em condições ideais, e ela se vira sozinha.
Quando as plantas atingirem uma altura razoável e seus galhos se tornarem finos, você pode utilizar uma tesoura de jardinagem para apará-las. O ideal é deixar com que suas flores não passem de uma altura de 60 cm. Nessa altura, elas vão exigir uma menor irritação e suportar melhor ventanias.
O tipo de praga que pode surgir na sua plantação de calêndulas são os pulgões, que costumam aparecer no fim da temporada. Caso apareçam, você pode pulverizar suas flores com água e sabão que tudo ficará resolvido.
Ela também pode ser cultivada em vasos, para decorar janelas, painéis ou mesmo o interior da casa. Você só deve certificar uma boa drenagem para os vasos.
Seu florescimento se dá após 50 dias de sua germinação, em média. Enquanto você coletar as flores, elas voltarão a nascer.
Ainda que seja de exuberante beleza, as calêndulas têm uso em cosméticos para a pele, além de ser uma flor comestível, podendo se utilizada no preparo de diversos pratos. As suas cores variam do amarelo para o laranja.
Algumas variedades, como a Fiesta Gitano, podem produzir pétalas duplas em duas cores. Você também pode cultivar sementes híbridas para este efeito.