A zínia é uma planta muito resiliente e adaptável. É uma das formas mais fáceis de dar cor ao seu jardim. As flores de zínia possuem uma grande quantidade de tipos e cultivares. Elas crescem melhor um solo úmido, fértil e bem-drenado sob pleno sol.
Essa linda flor também se conhece como viúva-regateira ou Benedita. Encontram-se comumente nas regiões dos Estados Unidos até a América Latina, alegrando-se com os pastos com solos mornos e regiões frescas.
A zínia apresenta uma grande variedade de tipos, podendo encontrar em formas de estrelas ou mais parecidas com os crisântemos. Além disso, suas cores são vivas e farão com que seu jardim ganhe vida! Confira agora como você pode cultivá-la em casa.
Como cultivar a Zínia
A zínia geralmente é cultivada por sementes. Assim, irei irá te mostrar como você pode plantá-la, sendo nos canteiros, vasos ou no seu jardim.
Com a semente da flor em mãos, você deve colocá-la no solo com apenas 0,5 cm de profundidade. Isso mesmo, precisa ser superficial para funcionar. Em seguida você deve regá-la. Ela deve começar a crescer por volta da primeira ou segunda semana e a florescer a partir da quinta semana.
Qual melhor clima para o cultivo
Seu cumprimento pode chegar de 2,0 a 15,0 centímetros, dependendo do seu tipo e de como é cuidada. Essa flor geralmente não é cultivada a partir de mudas pela dificuldade de mantê-las, já que a terra precisa se manter morna, entre 21°C a 26°C.
Essa linda flor gosta de locais mais quentes. Dessa forma, seria ideal mantê-la em um local onde o sol bate, para que a plantinha tenha um contato direto com ele. A zínia não sobrevive nos lugares que têm geadas por ter características do clima equatorial, sendo acostumada às secas.
Como regá-la
Como já falei, é importante que o solo onde você colocará sua zínia seja morno para que ela consiga crescer e florescer como esperado. Mas, e sobre a sua rega? Vamos ver como funciona?
Para sua irrigação, nas primeiras semanas é importante que o solo esteja levemente úmido, contribuindo para o crescimento da plantinha.
Deve-se regar a planta de 2 a 3 vezes por semana, mas você precisa ter cuidado para não encharcar o solo, pois, pode danificar o seu desenvolvimento e gerar até a morte da flor.
Ela deve ser regada no solo e não nas folhas, o que evita a contaminação por algumas doenças como presença de fungos. Sendo assim, é importante lembrar também de remover as folhas mortas e tirar as ervas daninhas de perto da plantinha, mantendo a sua qualidade de vida.
Falando nisso, o seu ciclo de vida geralmente ocorre anualmente, ou seja, ela vai virar uma mudinha, que se desenvolve, floresce e morre no período de um ano. A zínia pode florescer o ano todo se a região tiver um clima quente, mas se tiver clima frio, será apenas no verão.