Existem plantas que, por causa de sua cor, podem até ser confundidos com belas flores. Este é o caso da espécie Tampala. As folhas desta planta possuem cores de fogo e misturam tons quentes como vermelho e o amarelo. Uma ótima combinação para decoração e outros fins. Por isso que a espécie é muito utilizada em jardins e em quintais para alegrar ainda mais o ambiente. Ela também pode ser mesclada com outras plantas de cores mais neutras.
A Tampala pertence à família Amaranthaceae e originária da Ásia, como China, Japão e outros países do continente.
A Tampala é uma planta considerada herbácea e ainda muito cultivada em seu lugar de origem, a Ásia. Lá, ela é plantada como uma verdura, embora tenha várias características para ser uma planta decorativa. Mesmo sendo uma planta ornamental, ela possui folhas comestíveis e que enfeitam mesas por diversos locais do mundo.
O seu caule é bastante ramificado e e ereto, alcançando em média de 0,5 a 1,5 metros de altura. Sua folhagem é considerada lanceolada, mas também pode ser ovalada. Elas também podem ser pecioladas. Quando a espécie varia em seus diversos tipos, pode ter as folhas modificadas, onde elas se tornam mais eretas ou pendentes.
A coloração das suas folhas são muito marcantes. Em uma mescla de vermelho brilhante com um amarelo vivo, ela atrai diversos insetos que confundem a sua folhagem com belas pétalas de flores.
Essas cores podem combinar com outros tons como verde, o roxo, o rosa e as próprias cores da suas folhas. O marrom e qualquer combinação de degradeé podem também estar por perto da espécie em qualquer forma de cultivo.
As flores são demasiado pequenas e reunidas em espigas bastante volumosas. Elas também são consideradas plumosas e crescem em número bastante grande. Na maioria de suas variantes, as flores não possuem grande postura escultural e muito menos importância ornamental.
A espécie, como foi dito anteriormente, possui folhas que podem ser facilmente ingeridas, com sabor bastante característico. Além disso, elas podem ser muito bem adotadas para fins decorativos.
As sementes dos frutos que surgem na planta são bastante numerosas e diminutas. Elas podem se formar pelo método conhecido como autopolinização ou a difícil técnica da polinização cruzada.
Por causa da rápida e eficaz multiplicação, propagação e dispersão, a planta poderá se tornar extremamente invasiva. Este é um alerta muito importante para os jardineiros que desejam cultivar a espécie. Vale lembrar que é apenas em determinadas situações que ela se torna uma invasora nata. As podas podem evitar bastante a sua rápida multiplicação.
Forma de cultivo
A planta pode ser uma ótima opção na hora de produzir maciços e boas bordaduras para jardins, quintais, pátios e varandas.
Desde que estejam em pleno sol, estas armações podem contribuir diretamente para a beleza de locais mais amplos e também de lugares menores como vasos. Por causa da sua coloração especial, ela é ótima para enfeitar ambientes de cunho tropical.
Na horta
Plantada dentro de uma horta, a espécie pode trazer folhas nutritivas e macias. Elas se tornam abundantes quando bem cultivadas e podem oferecer um sabor bastante agradável. Elas podem ser servidas cruas em saladas ou também podem estar cozinhas, assim como o espinafre. Suas folhas são ótimas para complementar alimentos como em sopas, caldos, bolinhos e recheios diversos.
Como Plantar?
A Tampala é uma planta que se dá muito bem com o sol e por isso, deve ser cultivada sob os seus raios mais fortes. Em solo fértil, bem drenado e completamente enriquecido com matéria orgânicas a espécie pode se desenvolver sem maiores problemas. Vale lembrar que a planta deve ser altamente irrigada frequentemente para que possa crescer e desenvolver as suas características mais marcantes. O adensamento da espécie é feito através do estímulo do beliscamento do ápice das mudas.
Já deu para perceber que a Tampala precisa de muita umidade e temperaturas altas para o seu desenvolvimento sadio. Por isso, ela é bastante adaptável aos climas tropical e subtropical, típicos da região da América do Sul. Elas podem ser facilmente plantadas em vasos dentro de casa quando não se tornam muito invasoras. Quando cultivadas em áreas de clima temperado, elas podem ser levadas para casas de vegetação.
É muito importante dar uma atenção especial para a Tampala em seus primeiros meses de cultivo. Elas precisarão de um tutoramento diário para evitar a sua quebra. Além disso, utilize-se sempre do método das podas para evitar que a planta se torne invasiva em canteiros, vasos e outros locais de plantação. Nas horas, as podas também podem ser feitas sem maiores problemas.
Multiplicação
A propagação da espécie pode ser feita de diversas maneiras: sementes e postas que começam a germinar na primavera. Elas tendem a se multiplicar de forma ágil e eficaz