Algumas espécies surgiram e têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente decorativo brasileiro e se você está aqui lendo essa matéria já deve saber disso, não é mesmo?
Portanto, saiba mais sobre a Pilea e como cultivá-la de forma que ela tenha um bom desenvolvimento. Mas, não se preocupe, pois essa é uma plantinha fácil de cultivar e cuidar, pois não apresenta muita dificuldade para se desenvolver durante o tempo que tende a levar o vigor das plantas embora. Confira:
Veja como cultivar Pilea
A flor da amizade é uma plantinha chinesa que tem ganhado cada vez mais notoriedade quando o assunto é decoração. Portanto, ao invés de ficar comprando sempre que uma espécie morre no vaso, que tal aprender como cultivar pilea e tê-la sempre saudável em sua casa? Veja abaixo:
Escolha o filhote de Pilea
Essa é uma planta que cresce facilmente, mas alguns cuidados são importantes para o seu desenvolvimento e, entre eles, a escolha do filhote da pilea para cultivar em seu vasinho é essencial.
O tal filhote de pilea como os jardineiros chamam ficam carinhosamente localizados na parte inferior do caule principal da planta.
Para cortá-los você deve usar uma faca bem afiada para fazer um corte cirúrgico no filhote de forma que a lâmina passe rente ao caule para não feria a planta mãe. Depois disso, siga o passo a passo para fazer o plantio.
1 – Prepare o recipiente para o plantio com água
Um simples copo é o suficiente para cultivar o filhote de pilea. Então, encha o copo com água e certifique-se de que o galho está completamente imerso dentro dele. Apenas as folhas devem ser mantidas fora da água para evitar que elas apodreçam com facilidade.
Depois disso, mantenha a planta em um ambiente com uma iluminação constante, mas não direta.
A água deve ser trocada diariamente e, assim, depois de uma semana você deve notar o aparecimento das primeiras raízes da plantinha. Quando isso acontecer, faremos o plantio diretamente no solo.
2 – Prepare o vaso para replantar
Quando começam a brotar as raízes, basta preparar um vaso com terra de jardinagem fresca e colocar sua plantinha dentro dela mantendo o solo sempre úmido, pois depois de algumas semanas você vai ver que realmente aprendeu a cultivar pilea.