A Episcia cupreata é uma espécie herbácea pertencente à família Gesneriaceae. É nativa das florestas tropicais da América do Sul e é popular entre jardineiros e colecionadores em todo o mundo por seu cultivo fácil, bela folhagem e floração.
É uma planta rasteira e estolonífera que cresce até 10-15 cm de altura. As folhas são cor de cobre com uma delicada rede prateada e aveludada na superfície superior. As flores são solitárias com tubo amarelo, corola vermelha e garganta pontilhada de amarelo12.
Essa espécie se destaca por suas folhas ovais, aveludadas e coloridas, que variam do verde ao bronze, passando também pelo vermelho e roxo.
Elas são cobertas por pelinhos que refletem a luz e dão um aspecto metálico à planta. As folhas são sustentadas por longos pecíolos avermelhados, que se ramificam e causam caules que enraízam e geram novas plantas.
As flores da planta-tapete são pequenas, tubulares e vermelhas, com uma manchinha amarela na garganta. Elas surgem durante todo o ano, mas especialmente na primavera e no verão, quando são polinizadas por beija-flores e borboletas, que são atraídos pelo néctar e pela coloração vibrante.
Como cultivar a planta tapete
A planta é de fácil cultivo, que pode ser usada como forração ou em vasos e cestas suspensas. Mesmo apreciando o calor, ela prefere locais com meia-sombra, pois o sol direto pode queimar as folhas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido úmido, mas sem encharcar.
É possível adubá-la de seis em seis meses, com um fertilizante para plantas floríferas, seguindo as instruções do fabricante. A poda não é necessária, mas pode ser feita para remover as folhas secas ou danificadas e para estimular o crescimento.
Outra dica é trocar de vaso para um com o dobro do tamanho, com um intervalo de seis meses a um ano, sempre que notar que o crescimento estacionou. Isso significa que ela precisa de mais espaço, o que faz com que desenvolva melhor e leve mais tempo para uma nova manutenção.