A espécie é considerada uma planta versátil e seu pequeno tamanho a torna ideal para plantio em vasos, canteiros e jardins.
Originária da África do Sul, a Clívia é típica de climas tropicais e equatoriais e, por isso, se desenvolve e lida bem com o clima e temperaturas brasileiras.
Além disso, a Clivia é a planta ideal para quem não tem experiência com jardinagem e deseja iniciar nesse ramo do plantio, isso porque além de deixar seu jardim ainda mais charmoso, essa espécie é de fácil cultivo.
Por possuir flores que variam de amarelo, laranja, até as mais raras azuis, a cliva possui um grande poder ornamental. Pensando nisso, hoje vamos mostrar como realizar o cultivo dessa belíssima planta e embelezar ainda mais o seu jardim. Confira!
Como cultivar Clivia em casa
Mudas e cultivo
* Por se propagar por estacas, é necessário fazer mudas da espécie para realizar o plantio;
* Para isso, após a floração, as touceiras são divididas e são feitas mudas para cultivo;
* Com a muda em mãos, prepare um substrato bem drenado e rico em mayérias orgânica.
* Em seguida, inicie o cultivo.
Local de cultivo
A Clivia é considerada uma planta versátil, e seu pequeno tamanho a torna ideal para plantio em vasos, canteiros e jardins.
Dessa forma, a espécie pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos, desde que esteja em meia sombra e receba sol apenas pela manhã.
Temperatura e rega
A Clivia lida bem com temperaturas amenas e solos levemente úmidos. Portanto, regue regularmente, mas sem excesso, para evitar que as folhas fiquem amarelas.
Além disso, é importante reduzir a rega no inverno e expor a planta à luz solar direta pela manhã para estimular sua floração.