Conhecido pela sua folhagem vibrante e longos tempos de floração, o gênero Abélia é constituído por cerca de 30 espécies de arbustos de folha caduca e sempre-verde.
Estes arbustos produzem folhas pontiagudas, de forma oval que são frequentemente amarelas ou verdes com detalhes cor-de-rosa, laranja, bronze, ou borgonha.
Alguns são multicoloridos ou variegados e até mudam de cor à medida que as estações mudam.
As suas flores são tubulares e são frequentemente vistas em branco, rosa, ou amarelo.
Ao contrário de muitas plantas com floração, os arbustos de abélia têm uma longa estação de floração que se estende desde a Primavera até ao Outono.
Uma vez estabelecidas, as plantas de abélia são extremamente fáceis de cuidar e requerem muito pouca manutenção.
Ainda assim, elas recompensam o jardineiro com uma abundância de cor e interesse visual com a sua folhagem colorida e longo período de floração.
A sua folhagem vibrante muda frequentemente de cor ao longo da estação de crescimento e as suas flores de longa duração atraem beija-flores, borboletas, e outros polinizadores.
Estas plantas são raramente afetadas por pragas e doenças, embora o oídio, antracnose e afídeos possam causar problemas.
É melhor plantar estes arbustos no início da Primavera ou no início do Outono, quando as temperaturas são amenas. Escolher um local com muito sol e solo rico e bem drenado.
Plantar a abélia num buraco que seja duas vezes mais largo que a estrutura radicular e permita que o topo do sistema radicular fique ligeiramente acima do solo.
Como cuidar da Abelia
Luz
A abélia pode ser cultivada tanto a pleno sol como à sombra parcial. No entanto, plantá-las numa área com sol pleno irá encorajar cores de folhagem mais vibrantes e uma floração saudável.
As plantas cultivadas em áreas com calor intenso no Verão beneficiarão de alguma sombra à tarde.
Solo
Embora as plantas de abélia prosperem em solos férteis, bem drenados e húmidos, são tolerantes a diferentes condições de solo.
Recomenda-se a modificação do solo com composto antes da plantação, uma vez que estas plantas se dão melhor em solos ricos em matéria orgânica.
Os níveis de pH do solo devem ser ligeiramente ácidos para um crescimento ótimo.
Água
Estas plantas de baixa manutenção são tolerantes à seca, uma vez estabelecidas. No entanto, fazem melhor quando são fornecidas com rega regular.
Especialmente durante os meses mais quentes do Verão, deve planear regar abelias uma ou duas vezes por semana para mantê-las vibrantes e saudáveis.
Permitir que o solo comece a secar antes de regar novamente. Regar profundamente e com pouca frequência é melhor para as abélias do que regar ligeira e regularmente.
Temperatura e umidade
As plantas de Abélia podem ser cultivadas numa vasta gama de climas. As zonas de cultivo preferidas dependem das necessidades específicas de cada variedade.
Fertilizante
Os arbustos de Abélia beneficiam de um solo rico em matéria orgânica. Adiciona-se composto anualmente para fornecer os nutrientes necessários e para apoiar a drenagem adequada do solo.
Além disso, fornecer à planta um fertilizante de arbusto de libertação lenta no início da Primavera dará às abélias o impulso de que necessitam para mais um ano de crescimento.
Tipos de Abélia
Abélia Brilhante (Abelia × grandiflora)
Esta variedade popular pode ser cultivada numa vasta gama de regiões, desde áreas frias a quentes.
A sua folhagem brilhante ostenta folhagem semi-verdeada nas regiões mais frias, ao mesmo tempo que proporciona folhagem sempre-verde duradoura nas regiões quentes.
Abélia ‘Caleidoscópio’
Esta popular variedade anã é famosa pela sua folhagem vibrante que muda de cor com as estações.
A sua folhagem variegada aparece amarela na primavera, depois transforma-se num vermelho alaranjado brilhante no Outono. Isto é complementado por pequenas flores brancas quando em floração.
Abélia ‘Rose Creek’ (Abelia x chinensis)
Esta variedade é conhecida pelas suas combinações únicas de cores. Possui folhas verdes brilhantes que transformam o bronze no Outono e flores que mudam de rosa para branco.
Estas interessantes mudanças de cor são complementadas por ramos vermelhos profundos.