O amor-perfeito é uma flor pequena, multicolorida, que dura dois anos no canteiro ou vaso. Rasteira, de 15 cm de altura, ideal para jardineiras e vasos rasos.
É uma flor fácil de se manter e que dará uma vivacidade toda especial à sua varanda e jardim. Esta é uma planta perene, quando no seu habitat natural, porém no nosso país, após o ciclo de germinação, crescimento e floração, de um ano, é comum ela ser replantada. É habitualmente uma planta para bordaduras de canteiros, em parques urbanos.
A flor é dona de grande beleza mas quase sem perfume é uma planta que não apresenta dificuldade no plantio e cultivo, cresce de forma muito rápida e quase não ocupa espaço, desta forma sendo ideal para o cultivo tanto em jardins ou doméstico, de forma decorativa.
Se você mora num apartamento e procura uma flor de aparência agradável para enfeitar o ambiente a flor amor-perfeito se mostra ideal, e quando cultivada sem o uso de agrotóxicos pode ser até comestível, enfeitando não só a sua casa mas os seus pratos também.
Pode-se comprar o amor-perfeito em sementes ou em mudas, neste caso veja como plantar e cuidar a partir da semente.
Assim que você já tiver a sua semente, monte um vaso utilizando terra fértil, misture com um pouco de areia e adubo, a planta amor-perfeito gosta de solos meio arenosos e com boa fluidez de água.
No fundo do vaso, coloque pedras de jardineira ou cacos de telha, para que não acumule água no fundo do vaso, o que não é bom para a saúde da planta uma vez que isso aumenta a probabilidade de surgirem fungos ou bactérias prejudiciais à saúde do amor-perfeito.
Na terra, coloque as sementes de amor-perfeito e cubra as com cerca de 2 mm de terra, pode parecer pouca coisa mas ao comprar a semente do amor perfeito você vai notar que lá consta a mesma informação e quando começarem a germinar você pode acrescentar mais terra.
Você pode escolher por plantar a amor-perfeito diretamente no vaso ou num recipiente separado, e mais tarde, quando ela atingir cerca de 6cm de altura você pode transplantá-la para o vaso, conservando a raiz.
Além da terra fértil para que o amor-perfeito floresça sem delongas e com lindas flores você também precisa deixá-la no local adequado, com boa incidência de luz solar direta ou indireta, no mínimo quatro horas por dia.
Gosta de climas quentes e se adapta bem à eles, mas ainda apresenta resistência ás estações mais frias do Brasil.
Deve se regar o amor-perfeito sempre que a terra estiver seca, mas, sem sufocar. Ele se desenvolve bem com terra úmida, logo, a frequência de rega varia de acordo com a temperatura do local onde ele está assim como a quantidade de sol que ele pega por dia.
A recomendação padrão é irrigar uma vez por dia, no início da manhã ou final de tarde.
As flores do amor-perfeito germinam entre 7 e 21 dias depois que ela atinge os seus 15cm de altura, sua altura máxima. A temperatura para o cultivo varia entre 15 a 20 graus e a temperatura ideal para germinar entre 20 e 30C.
Para plantar amor-perfeito (mudas)
A compra pode ser feita com a muda já florida e distribuir pelos seus vasos e jardineiras. Para isso é necessário um vaso, não muito profundo pois essa planta tem raízes superficiais (20 cm é suficiente).
Faça a camada de drenagem inferior do vaso e complete com uma mistura de terra adubada, orgânica, areia média, metade a metade.
O amor-perfeito gosta de terra fértil, com luz solar abundante, no mínimo por quatro horas ao dia. É planta de clima quente mas, sofre se o frio é mais intenso ou se há geadas.
Regar amor-perfeito é obra para sempre que a terra estiver seca. O ideal é manter a terra úmida, sem encharcamento. Regue no início da manhã, ou final da tarde, fora do sol.
Época boa para o amor-perfeito florir
Nas regiões mais frias do Brasil o amor-perfeito vai florir do outono até a primavera e, nas regiões mais quentes e úmidas, somente durante o inverno.
A melhor época para semear é do final do verão ao começo do inverno. As temperaturas acima de 30ºC inibem a germinação das sementes.