O tostão, também conhecido como dinheiro-em-penca uma planta herbácea e rasteira, de pequeno porte, alcançando apenas 5 a 25 cm de altura.
Ela apresenta folhagem densa e muito ornamental, formada por caule ramificado, filamentoso e comprido, de coloração arroxeada e numerosas folhas cerosas, delicadas, pequenas e verde-arroxeadas, com a página inferior roxa. As flores do dinheiro-em-penca são brancas e pequenas e de pouca importância ornamental.
O dinheiro-em-penca presta-se principalmente como forração. Sua textura fina e delicada é muito valorizada no paisagismo. Adapta-se em diversos estilos de jardins, e é especialmente indicado seu plantio entre as rochas, em locais úmidos.
Também é apropriada para cestas suspensas e jardineiras, de forma que seus ramos pendentes podem ser melhor apreciados. Sua popularização é crescente e diz-se que traz sorte e dinheiro para a pessoa que ganhar um vaso com a muda da planta, de presente.
Se plantado no solo — o que é o ideal —, se espalhará bastante, ficando rasteira e baixinha. Mas, se ficar plantado num vaso, será como uma pendente. O tostão não deve ser molhado com muita água, pois pode melar.
Se bem cuidado, pode durar mais de dois anos. A planta deve ficar à sombra, em ambientes com temperaturas entre 20 e 30ºC.
Ela deve ser regada a cada dois dias, usando-se de 200 ml a 300 ml de água por vez. É preciso adubá-la utilizando o produto NPK 10-10-10, geralmente, a cada três meses.
Como cultivar:
Local: São cultivadas em vasos e jardineiras suspensas como planta pendente ou como forração em canteiros
Iluminação: Meia sombra.
Solo: Gostam de solo rico em matéria orgânica e bem drenados.
Temperatura: Não gostam de baixas temperaturas nem de geadas.
Rega: A Callisia repens, gosta de solo irrigado periodicamente, gosta de solo mantido úmido. Saiba mais sobre rega.
Como replantar
Com o passar do tempo a planta vai ficando feia, os caules ficam compridos, com folhas só na extremidade, então chegou a hora de replantar.
* Retire toda a planta do vaso, sem se preocupar com raízes.
* Depois faça uma seleção eliminando os ramos secos, isso é mais para diminuir volume, pois se ficarem alguns ou todos, não terá importância, vc agora tem material para fazer vários vasinhos.
* Afofe bem o substrato e retire uma parte dele, acrescentando um pouco de substrato novo com bastante matéria orgânica.
* Coloque no vaso os ramos selecionados no vaso ou em vários vasinhos, caso queria fazer várias mudas.
* Coloque mais um pouco de substrato novo por e regue bem. Ela é bem rústica, pegará logo.
Logo nascerão ramos com folhas novas e seu vaso ficará novamente bonito ou você terá novos vasinhos com mudas lindas!
Multiplicação: Ambas se multiplicam facilmente pela ramagem já enraizada e por estacas preparadas em qualquer época do ano, podendo ser plantadas diretamente no local definitivo.