Coloridos, perfumados, resistentes e fáceis de cuidar, os gerânios são perfeitos para dar mais vida ao ambiente. Esse é o nome popular dado a plantas que contemplam duas espécies: Geranium e Pelargonium.
Assim como as suculentas, essas flores são ótimas para decoração! Abaixo, confira os tipos de gerânio mais comuns para ter em casa, além dos cuidados e lindas fotos de inspiração.
Aliás, uma das razões que aumentam sua procura está na facilidade para o gerânio ser cultivado em jardins externos ou em ambientes internos com o uso de vasos decorativos.
Exuberantes, os gerânios são resistentes e contam com um cultivo fácil, mas, mesmo assim, precisam de cuidados específicos. A vantagem é que as dicas valem para todas as espécies.
Características do gerânio
Acredita-se, que seja possível encontrar na natureza mais de 300 tipos de gerânios e apenas duas dessas espécies são encontradas com mais facilidade sendo comercializadas em floriculturas para serem cultivadas. Entre essas espécies estão o ereto e o gerânio pendente.
Aliás, entre as principais características da flor, estão seu perfume que exala bastante durante o verão e as lindas cores que compõe as pétalas de sua flor.
Por mais que o gerânio seja considerado como uma espécie perene e consiga desenvolver suas flores durante todo o ano, é recomendado que sejam seguidos alguns cuidados para que ele se desenvolva corretamente e floresça suas lindas flores.
Exposição a luz
Um ponto importante para que as flores do gerânio se desenvolvam corretamente, está na correta exposição da flor a luz do sol.
Por isso, para que elas fiquem sempre com um coloração bem vibrante, o ideal é que elas sejam mantidas em um local onde possam ter contato direto com a luz do sol por algumas horas, no mínimo 4 horas diárias.
Frequência das regas
Já as suas regas, devem ser feitas com uma maior intensidade durante o início do seu cultivo e, conforme o gerânio for crescendo e se desenvolvendo, ir diminuindo essa intensidade.
Por isso, quando você observar que ele já está totalmente desenvolvido, o correto é de fazer as suas regas apenas quando o substrato já se encontre totalmente seco, devendo manter o solo apenas umedecido.
Substrato e adubação
Quanto ao substrato recomendado, é importante fazer o uso de um solo que seja rico em nutrientes e que possua uma boa drenagem.
Para isso, você pode preparar um substrato composto por uma mistura de terra vegetal, casca de pinus ou fibra de coco e algum tipo de adubo orgânico (húmus de minhoca, borra de café ou esterco).
Como acabar com fungos na flor gerânio?
Por mais resistente que o gerânio possa ser, doenças causadas por fungos podem acabar atingindo seus vasos quando estão cheios de vida.
A principal doença fúngica que pode atingir a flor é conhecida como ferrugem do pelargônio, que deixa as folhas da planta com várias manchas de cor marrom.