O delfínio é uma planta da família Ranunculaceae, nativo do sul da Europa. De perfume leve e agradável, tem belas hastes de flores em tonalidades de azul, salmão, rosa, lilás, vermelha, púrpura ou branco.
A haste de floração principal é ereto, e varia muito de tamanho entre as espécies, a partir de 10 cm em algumas espécies, até 2 m de altura.
A planta é coberta com um cacho de muitas flores. Na maioria das espécies cada flor é constituída por cinco pétalas semelhante que crescem em conjunto para formar uma bolsa oca com um esporão, no final, o que dá à planta o seu nome, usualmente mais ou menos azul escuro.
A planta floresce do final da primavera ao fim do verão, e são polinizadas por borboletas e abelhas.
O delfínio floresce em solos bem drenados e prefere dias ensolarados e noites frescas.
Como plantá-lo
* Plante o delfínio em pleno sol. Embora possa crescer na sombra parcial, pleno sol trará grandes flores e cores vivas.
* Regue-o regularmente, especialmente durante épocas de tempo quente e seco. Permita que o solo seque um pouco e logo regue bastante.
* Regue a base da planta, pois a água pesará se estiver sobre as folhas e pode causar mofo. Evite regar de forma frequente e superficial, o que enfraquecerá as raízes.
* Proteja a planta de ventos fortes plantando-o perto de uma parede ou uma cerca. Coloque-o em uma estaca para que as flores pesadas do topo não caiam.
* Crave uma estaca de madeira no solo a poucos centímetros do delfínio e anexe a flor à estaca amarrando-a gentilmente. É recomendável plantá-los juntos e amarrá-los às estacas em grupos de três ou quatro.
* Mantenha a área de plantio livre de ervas daninhas. Elas dão um ar feio e prejudicam a aparência do delfínio, além de competirem com o ele pela umidade e nutrientes no solo.
* Corte as flores logo que murcharem para incentivar que novas floresçam.
* Permita que a folhagem permaneça e forneça energia para a planta até o outono. Corte os talos até embaixo, ao nível do solo, quando a folhagem ficar amarela.
* Fertilize planta na primavera e de novo depois que as primeiras flores tenham murchado. Use um fertilizante granular para fins gerais, e espalhe-o no solo ao redor da planta de acordo com as instruções da embalagem, mas não deixe que ele toque o tronco ou folhagem da planta. Regue imediatamente após a fertilização.
* Espalhe uma camada de húmus orgânico de 2,5 cm a 5 cm em torno da base do delfínio a cada primavera. Folhas secas, picadas ou pedaços de cascas de árvores controlarão as ervas daninha e reterão a umidade.
* Aplique uma camada fresca de húmus no final do outono para proteger as raízes de danos causados por congelamento e descongelamento. Palha, agulhas de pinheiro ou ramos verdes são todas boas opções para a proteção de inverno.