De todos os bulbos de flores, a amarílis são os mais fáceis de produzir. Isso pode ser feito dentro ou fora de casa e durante um longo período de tempo. A amarílis é originária das regiões tropicais da América do Sul, aqui já temos uma dica do seu clima preferido
As grandes flores e a facilidade com que podem ser levadas a florescer tornam as amarílis populares e em demanda em todo o mundo. A amarílis vem em muitas variedades bonitas, incluindo vários tons de vermelho, branco, rosa, salmão e laranja.
Há também muitas variedades listradas e multicoloridas, geralmente combinando tons de rosa ou vermelho com branco.
Antes de começar a cuidar da sua amarílis vamos no prepara para o Plantio
A base e as raízes do bulbo devem ser colocadas em água morna por algumas horas.
Plantio
Plante bulbos em um composto de vaso nutritivo, muitos estão disponíveis pré-misturados.
Enterre o bulbo até o pescoço no composto, tomando cuidado para não danificar as raízes. Pressione o solo firmemente para colocar a lâmpada firmemente no lugar após o plantio.
Local e rega
Plante a amarílis em local com sol pleno por pelo menos 4 horas. Mas se estiver em vaso coloque o bulbo em um local quente com luz direta. O calor é necessário para o desenvolvimento das hastes.
A amarílis deve ser regada com moderação até o caule começar a aparecer. Então, com o broto e as folhas aparecendo, você vai aumentando gradualmente os níveis de água.
Nesse ponto, o caule crescerá rapidamente e as flores se desenvolverão depois que ele atingir o crescimento total.
Período de floração
Os bulbos florescerão em 6-10 semanas após o plantio, dependendo da especie. Em relação a época de plantio ela pode ser plantada a qualquer época do ano.
Mas, eu te recomendo plantar no inicio do outono onde é mais quente, ou no fim do inverno.
Existe uma técnica para conseguir a floração contínua. Plante em intervalos de 2 semanas, assim você terá sempre amarílis florindo.
Como fazer amarílis florescer (2 técnicas)
Se você quiser ver sua planta sempre carregada de flores, você terá que cuidar da sua amarílis com uma certa dedicação. Mas vai valer a pena.
Técnica 1:
Cuidar de amarílis para que desenvolvam a folhagem
Corte a haste onde crescem as flores bem na base. depois continue a regar e fertilizar normalmente por pelo menos 5-6 meses, permitindo que as folhas se desenvolvam e cresçam completamente. O bulbo também crescera e ficara mais forte e ira se propagar.
Quando as folhas começam a amarelar, o que normalmente ocorre no início do outono, corte as folhas de volta a cerca de 2 centímetros do topo do bulbo e retire o bulbo do solo. Calma que você já vai entender o porque disso.
Armazenamento de bulbo
Limpe a lâmpada e coloque-a em um local fresco e escuro, como o fundo da sua geladeira por um período máximo de 6 semanas.
Cuidado: Não armazene bulbos de amarílis em uma geladeira que contenha maçãs, isso vai esterilizá-los. Guarde os bulbos por um período máximo de 6 semanas.
O novo plantio
Após 6 semanas, você pode remover os bulbos e plantá-los. Plante bulbos 8 semanas antes que você queira que floresçam.
Dessa forma o bulbo vai sentir que a mudança de ambientes e irá se preocupar novamente em florescer.
Técnica 2:
Essa é mais simples, após a floração e desenvolvimento da planta você pode cortar a rega. Mas porque? Novamente para que ocorra a mudança de ambiente.
Assim o bulbo irá entrar em dormência, após 6 semanas volte com as regas até a floração.
Dicas rápidas para cuidar de amarílis:
* Período de plantio recomendado: setembro até o final de abril.
* O período de floração é de 6 a 10 semanas. Mas sempre verifique a especie alguma demoram mais que outras.
* Bulbos maiores produzem mais flores.
Como fazer substrato para amarílis
Ao cuidar de amarílis você devera preparar um substrato bem criterioso e se quiser velas florindo em um vaso.
Os bulbos de Amarílis crescem melhor quando estão em vasos um pouco cheios, então você não precisa de muita mistura de envasamento. Seu pote deve deixar apenas dois centímetros entre os lados e as bordas do bulbo.
Outro fato é que os bulbos de Amarílis não gostam de estar em solo úmido, e muito material ao redor deles pode levá-los a ficarem encharcados e podres.
Um bom solo para amarílis é bem drenado. Você não precisa usar nada além de turfa como o solo para as amarílis. Mas saiba que a turfa é difícil de reidratar.
Você pode usar essa receita também:
1 parte de areia
1 parte de solo argiloso
1 parte de terra preta de jardim
Misture bem e terá um bom substrato. No fundo do vaso coloque pedras, um filtro de café para segurar a areia. Agora em cima do filtro coloque um dedo de areia e depois o substrato.
Plante e depois faça uma cobertura com musgos ou casca de pinus. A melhor mistura para amarílis é rica em matéria orgânica, mas também é bem drenante.
Seja o que for que você use, apenas certifique-se de que seu material orgânico esteja bem decomposto, mas que também esteja bem misturado a areia.
Quando você planta seu amarílis, deixe o terço superior a metade do bulbo (a ponta pontiaguda) acima da mistura de envasamento.
Em resumo cuidar de amarílis é muito fácil, mas se você quiser ver ela sempre florindo vai ter um pouco de trabalho.