As violetas-africanas são plantas muito bonitas que florescem o ano inteiro e que podem viver perfeitamente em interiores, assim como em jardins sombreados. Podemos encontrá-las em várias cores: violetas, rosas, azuis, vermelhas, brancas… e suas folhas e flores destacam por ter um toque aveludado.
Estas plantas dão um toque colorido ao nosso lar e são perfeitas com qualquer decoração.
Deve ter em conta que é uma flor original das zonas mais tropicais, por isso, as condições climáticas são a chave para que cresçam bem.
Seguindo essas orientações suas flores crescerão saudáveis, fortes e bonitas.
1 – A violeta é uma planta de interior e exterior por isso não é muito recomendável que os raios de sol incidam diretamente sobre ela; embora seja necessário que recebam alguma luz para que possam florescer fortes, caso contrário suas flores serão muito fracas.
É ideal tê-las em locais sombrios não frios, mas aquecidos e onde haja luz parcialmente. Lembre-se: o excesso de luz pode fazer com que a flor murche ou inclusive queime. Você notará isso se observar suas folhas com um tom amarelo.
2 – A irrigação deve ser realizada com água morna. Tente não molhá-las com água fria, pois poderiam sair manchas escuras em suas folhas.
Na hora de regá-las, é muito importante não encharcar as plantas, pois apodreceriam e morreriam logo. No inverno não é necessário molhá-las com muita frequência, mas durante o verão aumentaremos as irrigações.
3 – Se sua planta está doente, utilize um pesticida orgânico para a terra de seu vaso. Borrife nas primeiras horas da manhã, mas não o faça nunca sobre as folhas ou as flores da violeta, pois poderia danificá-las ainda mais. Aplique o pesticida sobre a terra. Acabará com qualquer praga.
4 – Para limpar as folhas e flores das violetas africanas, você deverá usar um pincel ou pano suave para tirar o pó delas. Nunca limpe com água ou outros líquidos para evitar que elas peguem mofo.
5 – Quando começar a ver que as folhas estão grossas, você deverá transplantar sua violeta africana para um vaso maior.
6 – Periodicamente, uma ou duas vezes por mês, você deve fertilizar ou adubar estas plantas para que elas cresçam mais saudáveis e fortes.
7 – Se quiser ter mais plantas de violeta africana, além de usar sementes, você pode reproduzi-las com mudas.
Obs.: Observe que em cada período da vida de uma planta ela necessita de mais de um ou de outro nutriente do adubo NPK.
Nas embalagens desses adubos é possível verificar qual deles aparece em proporção maior e assim escolher o mais adequado.