O gênero Gérbera pertence à família das compostas, que possui várias espécies de plantas floríferas caracterizadas por possuírem flores de miolo redondo rodeado por pétalas, tais como o girassol e a margarida. Neste gênero também se destacam a Gerbera jamesonii e a Gerbera viridifólia, plantas similares conhecidas popularmente apenas como gérbera.
A gérbera é uma planta herbácea, nativa da África do Sul que dificilmente supera meio metro de estatura, graças a sua resistência ao sol e suas lindas flores que florescem durante todo o ano, ela é muito usada na decoração de jardineiras externas e jardins.
Devido a apresentar abundantemente flores de várias cores, como vermelho, laranja, branco e amarelo, é muito comum que as gérberas sejam criadas no intuito de se cortar suas flores para a formação de arranjos e buquês.
Cultivo
Onde e Como Plantar
Devemos cultivá-la a pleno sol, a abundância de luz ajudará a planta a florir melhor e suas flores são de grande resistência e não se queimarão. Outra vantagem da grande resistência da gérbera é o fato dela sobreviver bem aos invernos, o que facilita ainda mais a escolha do local para plantá-la para quem vive em locais de clima subtropical.
Tipo de solo
A prioridade no preparo do solo para essa planta é prover uma boa nutrição para manter a floração perene, para isto utilize adubo orgânico misturado à terra e reforce com um pouco de NPK rico em fósforo, que ajuda a produção de flores.
Uma característica secundária, porém importante em lugares de muita chuva, é a drenagem do solo, para que não se acumule muita água e isso não venha a favorecer a aparição de fungos, para aumentar a drenagem misture areia grossa à terra antes do plantio.
Como cuidar
Regue de forma a umedecer o solo regularmente, principalmente durante o início da vida da planta e em épocas mais secas do ano, sempre sem exageros.
Quando houver ramos, folhas ou flores mortas sobre a planta, realize uma poda de limpeza para mantê-la livre destes inconvenientes.