A Planta-incenso é uma herbácea, pertence à família Lamiaceae, nativa da Índia, perene, de crescimento rápido, muito ramificada, baixa altura (15-25 cm), com folhagem densa e ornamental.
Folhas pequenas, com 2-3 cm de comprimento, verdes com bordas brancas, ligeiramente dentadas, em longos ramos flexíveis com características para cultivo como pendente ou rasteira.
Inflorescências tipo espiga, eretas e terminais. As flores são pequenas, lilás pálidas ou brancas e não possuem valor ornamental.
Em jardins é usada para forração de solo e também é cultivada em vasos e jardineiras como planta pendente.
Cuidados com Planta-incenso
É tolerante a baixas temperaturas, não sendo indicada para regiões tropicais. Deve ser cultivada a meia sombra.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Quando estabelecida tolera um leve período de seca. Mesmo quando a planta inteira murcha, ela geralmente se recupera rapidamente quando regada novamente.
Usar na primavera-verão um fertilizante líquido 10-10-10 a cada dois meses, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
A partir do momento em que as plantas estiverem com alguns centímetros de altura, belisque os brotos apicais quando começarem a se alongar. Isso incentiva um bom hábito de ramificação e um crescimento mais espesso.
Uma poda ocasional mantém a planta mais cheia e compacta.
Propagação
Sua multiplicação é feita facilmente por divisão das plantas entouceiradas e por estacas.
Corte algumas hastes na primavera, plante em um vaso com substrato à base de turfa e areia em partes iguais e regue. Se tudo correr bem, as estacas enraízam em cerca de duas semanas.
.