As petúnias são plantas perfeitas para elevar o astral de corredores externos, bem como os halls de entrada, varandas, terraços, fachadas, jardins, como também valorizar locais internos com boa iluminação.
O nome dessa espécie vem do Tupi Guarani e constitui flor vermelha, contudo, embora seu significado se refira somente a tonalidade, as petúnias contam com uma variada opção de tons que abrangem desde o branco até um tom profundo de roxo, algumas com diferentes tons laranja, amarelo, rosa, lilás e até mesmo mescladas.
Originária da América do Sul, a petúnia é muito indicada para ser cultivada em vasos, jardins, porém são consideradas floreiras ornamentais, jardineiras e vasos que elas se revelam encantadores e tem singela boniteza, sendo que essa espécie tende a crescer suspensa , permitindo que suas belas flores fiquem soltas no ar, oferecendo um lindo espetáculo onde quer que esteja.
Presentemente contamos com 4 tipos principais de petúnias que são cultivadas em residências. A primeira dessas , chamamos de Petúnia Grandiflora, que possui folhas de tamanho grande medindo cerca de 10 cm de diâmetro.
A segunda espécie desse tipo é a Hedgiflora, essa espécie de petúnia que é de estatura mais baixa, porém tem a capacidade de revestir lateralmente uma grande superfície.
O terceiro tipo é a Petúnia Multiflora com flores que chegam cerca de 5 cm, essas são mais indicadas para se ter em vasos e jardineiras suspensas. Finalmente, a Petúnia Milliflora, que apresenta menores flores e que tem o tamanho de 3 cm de diâmetro.
Como plantar e cuidar das petúnias
A petúnia é uma flor com ciclo de vida anual, que significa que essa espécie nasce, cresce, floresce e morre pelo tempo de 12 meses. Entretanto, embora tenha um curto tempo de vida é uma planta perfeita para cultivar.
As petúnias, para florescer com perfeição, necessitam de solo fértil e bem adubado. Para isso, basta plantá-las em um vaso com boa drenagem e uma mistura de substrato e húmus de minhoca. Para cultivar a petúnia temos duas maneiras: comprando as mudas que tenham uma dimensão apropriada para o transplante ou plantar em casa.
Acontece que é super dificultoso plantar as mudas de petúnia por estaquia, sendo que seus galhos são delicados e frágeis não aguentariam o tempo necessário para a manifestação da raiz.
As petúnias precisam ficar em ambientes bem iluminados e isso abrange algumas horas de sol diariamente, porém não se trata de sol muito forte, e, sim, um sol ameno que sirva para aquecer essa espécie.
As regas servem para somente manter o solo úmido, mas nunca encharcado, o mais indicado é que seja na frequência de três vezes por semana. Já a adubação deve acontecer três meses depois do plantio, de preferência pela parte da manhã.
Suas flores, em regra acontecem durante os tempos de verão, porém dependendo do clima ela pode florir em outras épocas e surpreender.