Saber como cuidar da planta Maranta tricolor é o objetivo de muitos que desejam ter a graça de apreciar em casa essa linda espécie com folhagem multicolorida.
Também conhecida como planta Calatéia, a Maranta tricolor pertence à família de plantas de oração.
Você sabe o que isso significa? Elas possuem folhas que se recolhem durante o período noturno. Por consequência, ela expõe a sua tonalidade rosa em ambiente sem a luz direta do Sol.
No entanto, por ser uma planta dotada de particularidades e beleza peculiar, ela exige cuidado e atenção de quem deseja cultivá-la.
Inclusive, pensar em um cachepot para plantas é uma boa pedida para manter sua planta ainda mais bonita e segura.
Por fim, se você deseja se aprofundar sobre o assunto e entender como cuidar da planta Maranta tricolor, saiba: você está no artigo certo.
Se você ainda está em dúvida sobre adquirir a Maranta tricolor, conheça um pouco mais sobre a espécie e suas principais características.
Em primeiro lugar, saiba que ela é a planta ideal para quem não vive em um ambiente muito iluminado. Ao contrário de muitas espécies, a Maranta tricolor gosta de ambientes pouco claros e com sombra.
Ou seja, é preciso que você se atente ao cuidado principal com a planta. Deixá-la exposta à luz do sol por muitas horas é prejudicial para a sua saúde.
Outra característica importante e que vale a pena ser citada para quem quer entender como cuidar da planta Maranta tricolor é que ela não é nociva para animais domésticos.
Então, se você possui algum bichinho de estimação em casa, saiba que ele não corre o risco de se intoxicar em caso de ingestão acidental.
Por fim, saiba que a Maranta tricolor é uma espécie que também carrega consigo um significado espiritual. Sendo assim, se você busca por proteção e boas energias, ela é a pedida certa para o seu lar.
Saiba como plantar a Maranta tricolor
Agora que você já possui algumas informações sobre como cuidar da planta Maranta tricolor, é hora de entender como fazer o plantio da espécie.
Fique atento, pois esta etapa é fundamental para garantir que a sua planta cresça de forma saudável. Acompanhe abaixo.
* Primeiramente, é preciso fazer um sistema de drenagem utilizando pedras ou isopor no fundo do vaso. O objetivo é que a água das réguas que você fizer possa escoar sem problemas e sem acumulação no solo em que ela estiver plantada;
* Uma boa alternativa para não ter tanto trabalho e manter sua planta sempre bem cuidada é usar um vaso auto irrigável. Assim, de forma prática, o solo ficará úmido na medida certa;
* Em sequência, ponha a terra adubada, húmus de minhoca ou matéria orgânica no vaso em que a Maranta tricolor estiver;
* Depois disso, garanta que a Maranta tricolor esteja em um local que não receba luz solar de forma direta.
Pronto! Nada difícil, não é mesmo? Agora você possui o ambiente propício para que a sua Maranta cresça de forma saudável.
Outra vantagem em contar com a espécie (ou até mesmo o cultivo de outras plantas em seu lar) é que plantas dentro de casa ajudam a reduzir a poluição do ambiente. Esse benefício é necessário nos dias de hoje, concorda?
Como cuidar
Agora que você sabe como plantar a espécie em questão, que tal entender as preocupações cotidianas que dizem respeito a como cuidar da Maranta tricolor? O primeiro deles você já sabe: ela é uma planta que é amiga da sombra.
Por isso, mantê-la em local que não receba incidência solar diretamente é o primeiro passo para garantir a sua saúde.
Solo e adubação adequada
Para garantir um solo saudável para a sua Maranta tricolor, é importante que você alimente o local a cada 2 ou 3 semanas com um fertilizante adequado e solúvel em água.
Outra opção é fazê-lo com fertilizante orgânico, tal qual húmus de minhoca ou esterco curtido.
Frequência de rega
Fique atento a como cuidar da Maranta tricolor em relação à rega, pois essa é uma dúvida frequente para muitas pessoas.
A espécie pede que o solo onde ela esteja plantada esteja sempre úmido, com o cuidado de não deixar as raízes encharcadas.
É por isso que recomendamos o vaso auto irrigável, uma vez que ele mantém o solo úmido, sem exageros e você não precisa se preocupar. Afinal, existe uma autonomia de 25 dias.
Um detalhe é que a temperatura da água que você irá regar a espécie deve ser ambiente e, preferencialmente, com pouco cloro.
Além disso, outro ponto importante que permeia o tema como cuidar da Maranta tricolor é a umidade no ar. Dessa forma, em períodos mais secos, um nebulizador pode ajudar a manter a saúde espécie.
Outra opção é encher um prato com pedras ou até mesmo argila expandida. Basta que você coloque água e deixe o vaso da Maranta sobre o prato. Feito isso, a água evapora e torna o ambiente mais adequado para a sua Maranta.
Iluminação necessária
Conforme dito ao longo do artigo, para cuidar da Maranta tricolor é necessário entender que ela é uma planta que gosta de sombra. No entanto, cuidado para não levar isso tão ao pé da letra.
Afinal, como quase toda espécie, ela precisa de luz. O cuidado específico, no caso da Calatéia, é que ela receba luz de forma indireta.