Plantas trazem um novo ar e cores para a sua casa. Mas é importante deixá-las saudáveis para que isso possa ser feito da melhor forma.
Comprovado cientificamente, plantas no interior da casa contribuem positivamente para a saúde.
Nesse aspecto, plantas podem fazer do ar da sua casa um ambiente mais qualificado para os moradores.
Além disso, a inserção de plantas na casa trará mais vida e alegria ao ambiente, tornando o ambiente mais bonito e dinâmico.
Inclusive, toda essa beleza ainda contribui para a redução do estresse. Ter plantas em casa são um ótimo hobby para se desconectar dos problemas, podendo aliviar sintomas de ansiedade e depressão.
Heras: qual seu grupo
Podendo ser encontradas de inúmeros tamanhos e diferentes colorações, as heras são plantas de fácil cultivo.
Além de adaptar-se em diferentes climas, essa planta pode ter diferentes finalidades, principalmente para decorações de ambientes e fins paisagísticos.
Por ser uma planta pendente, seu uso em vasos suspensos fica lindo! Podendo ser cultivada no interior do ambiente, ou até mesmo em áreas externas, como varandas e quintais.
Plantio
A Hera não tolera solos encharcados, por conta disso é importante fazer uma camada de drenagem, podendo esta ser feita de brita ou argila expandida. Coloque-a antes de inserir o substrato ou à terra no vaso.
Para o cultivo em vasos é recomendável a mistura de terra vegetal, terra comum e areia de construção, na proporção 1:1:1, assim como a adição de húmus de minhoca para garantir um solo rico e fértil.
Iluminação
Essa planta se adapta bem em diferentes contextos. Pode ser cultivada em sol-pleno ou meia-sombra.
Esta exposição à luz influencia na coloração das folhas. Portanto, a depender do posicionamento das Heras ela pode ter folhas integralmente verdes (pouca iluminação), ou com tonalidades mais claras (muita iluminação).
Obs.: Pode ocorrer das folhas começarem a murchar, caso isso aconteça pode ser um indicativo de que ela está recebendo muita luz. Neste caso, coloque-a em um local de menor incidência solar.
Hora de regar
Atenção, depende do clima da sua região! Normalmente, as regas podem ser regulares, aproximadamente 3 vezes na semana, mas com prudência.
Para climas mais frios, regas mais espaçadas. Assim como, para climas mais quentes, regas mais frequentes.
Entretanto, observe sempre o substrato tentando mantê-lo sempre úmido.
Como podar
Existem dois tipos de podas: a poda de tutoramento, esta conduz a planta para onde o cultivador prefere, até mesmo para evitar que a Hera se agarre a outras plantas.
O outro tipo de poda é o de limpeza. Neste, você deve retirar as folhas secas ou amareladas.
Dicas
Esta planta pode crescer muito quando apoiada a outras espécies ou superfícies. Por isso, recomenda-se a poda constante para o controle de crescimento. Além disso, aproveite este fato para fazer novas mudas, não tenha medo de podar.