Uma das principais características da Azaleia é a resistência, por isso floresce em épocas mais frias, quando é mais difícil de encontrar outras plantas floridas. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para que ela se mantenha forte e bem nutrida.
Fora de casa
O melhor local para manter uma Azaleia é fora de casa. Como ela é bem resistente, não é necessário protegê-la do sol, mas a planta se dá melhor em ambientes com temperaturas mais amenas.
As Azaleias quando plantadas em lugares externos, elas podem crescer e se tornarem lindos arbustos floridos O solo deve ser ácido (ou seja com pH entre 5,5 e 6). Além disso, deve ser bem drenado, por isso uma parte do solo deve conter areia para ajudar na variação de umidade.
As cores mais comuns de Azaleias são: rosa, branca, vermelho e tons mesclados,
O solo também deve ser composto de matéria orgânica Já a adubação pode ser feita em qualquer período, menos na época de floração.
Depois que as flores começarem a murchar, você pode usar fertilizantes que ajudem a manter o solo ácido.
Rega
Se você acabou de plantar a Azaleia, antes do desenvolvimento da muda, é necessário regá-la em dias alternados, depois a rega pode passar a ser menos frequente. Fique atento para os períodos de pouca chuva, para mantê-la bem hidratada.
O truque é se atentar a molhar a folhas (além do solo), já que é dessa forma que a planta absorve a água.
O melhor período para rega é na parte da manhã, já que dá um tempo para que a Azaleia absorva a água e que o Sol seque o restante. Evite regas à noite, pois pode causar a aparição de fungos.
A Azaleia gosta de solo úmido, mas você deve tomar cuidado para nunca encharcá-lo. Por isso, prefira instalá-las em vasos que contenham furos no fundo para evitar o excesso de água.
Poda
A poda é importante para fortalecer a Azaleia e a ajude a florescer. Por isso, após o florescimento, corte os ramos de acordo com o tamanho e forma desejada. Na época mais florida, como a primavera, pode os ramos secos e as flores murchas para estimular a abertura de novas flores.
Em ambientes internos Como em locais externos, dentro de casa o solo da Azaleia também deve ser ácido e bem drenado.
Enquanto a muda estiver em processo de desenvolvimento, aplique, a cada duas semanas, um fertilizante que seja rico em potássio. A Azaleia deve se instalar em um local bem iluminado, com temperatura amena e ambiente úmido.
Para manter a umidade, você pode utilizar um umidificador ou instalar um pratinho com pedras molhadas no fundo do vaso.
Depois de ter florescido, o mais recomendado é mudar o vaso de Azaleia para a parte mais fria da casa, assim ela se prepara naturalmente para florescer na primavera.
A poda só precisa ser feita depois da época de floração. Você deve cortar (preferencialmente em um ângulo de 45°) o caule um pouco acima da junção com o tronco da planta.
O tamanho da Azaleia pode ser feita de acordo com o que você preferir. A Azaleia também e comumente plantada nos tradicionais bonsais (técnica de plantio de jardim japonês).
Um bonsai feito de Azaleia necessita alguns cuidados bem semelhantes ao ter essa planta em um jardim ou em um vaso comum.
O primeiro passo é manter o solo ácido. Além disso, ela deve ser instalada em um local que não muito escuro, mas também que não receba luz do Sol diretamente. Ela precisa ficar em um local úmido com temperatura amena.
A rega deve ser feita constantemente (evitando encharcar o solo) já que as raízes secam rapidamente.